Laser e Espuma: união de técnicas no tratamento das varizes

Combinação de técnicas permite tratamento de pacientes com varizes mais calibrosas, evitando em muitos casos a cirurgia, com tratamento menos invasivo em ambulatório


O tratamento das varizes em membros inferiores está em constante evolução. Várias técnicas foram desenvolvidas e aperfeiçoadas nos últimos anos. Essas técnicas na verdade se complementam e podem em alguns casos serem associadas a fim de se obter um resultado melhor para os pacientes.

Uma técnica promissora e que começa a ganhar força é a associação de duas técnicas já consagradas: a associação do laser transdérmico com a espuma de polidocanol. Essa combinação de técnicas permite o tratamento de pacientes com varizes mais calibrosas, evitando em muitos casos a cirurgia e possibilitando um tratamento menos invasivo ao nível ambulatorial.

Os aparelhos de laser para uso na Angiologia são hoje muito modernos e eficientes. O Laser ND-YAG 1064nm é específico para tratamento dos vasinhos e micro varizes nas pernas e também no rosto (naqueles pequenos vasinhos no nariz).

arquivo pessoal
(foto: arquivo pessoal)
As principais vantagens do uso do laser são a maior rapidez no tratamento, demandando menor número de sessões, e também a diminuição da dor. Pacientes que tem medo ou pavor das picadas de agulha das aplicações tradicionais (fobia de agulha) podem ser mais adequadamente tratados.

O método da espuma foi muito difundido a partir dos anos 2000 pelo Espanhol Cabrera e o Italiano Tessari. Nada mais é que aplicação tradicional de medicamento nas varizes com uso de injeções, sendo que a tradicional glicose é substituída por outro medicamento chamado Polidocanol. Esse medicamento é misturado com ar ambiente através do uso de duas seringas e uma torneirinha e fica igual ao detergente quando agitado e misturado à água. Cheio de pequenas bolhas esse medicamento agora em forma de espuma ou com microbolhas é injetado no interior dos vasinhos. Essa é a chamada técnica da espuma.

Essa técnica leva a aumento na potência do medicamento, possibilitando o tratamento de veias mais calibrosas sem a cirurgia. É um tratamento menos agressivo que a cirurgia, podendo ser utilizado em pacientes para os quais a cirurgia não seja a primeira escolha.

Trabalhos recentes demonstraram que a aplicação de espuma de polidocanol seguida pelos disparos de laser transdérmico possibilita uma ampliação do leque terapêutico das técnicas, levando a resultados mais rápidos e duradouros. Muito mais pacientes podem ser tratados sem o uso da cirurgia, diminuindo a necessidade de leitos hospitalares e uso do bloco cirúrgico.

A própria pandemia da COVID-19 estimulou muito a busca por técnicas menos invasivas e ambulatoriais, pois isso possibilita a diminuição dos riscos para o paciente no ambiente hospitalar e também libera mais leitos para serem utilizados na emergência sanitária.

arquivo pessoal
(foto: arquivo pessoal)
O tratamento com laser e espuma dispensa o afastamento das atividades laborativas. O paciente pode realizar o tratamento e manter suas atividades habituais. Deve ficar somente por um período de 15 dias sem exposição ao sol.

As sessões são mensais e geralmente com duas ou três sessões o tratamento está completo. A tecnologia quando bem aplicada na medicina possibilita muitos benefícios aos pacientes, levando então a melhoria na qualidade de vida.

É uma opção interessante de tratamento para aqueles pacientes mais idosos ou com risco cirúrgico aumentado. Pacientes com úlceras varicosas também podem ser beneficiados com uma maior rapidez na cicatrização das feridas.

Importante para o médico Angiologista é conhecer as diversas técnicas, a fim de poder empregar aquela que seja mais adequada para cada paciente. Deve-se sempre procurar um profissional médico Angiologista para realizar as aplicações, evitando-se assim complicações e insucessos.
 
Tem dúvidas ou sugestôes? Envie email para Lgbez@terra.com.br