O que devemos saber sobre Doenças Vasculares e Tabagismo

Grande proporção do risco de doenças coronarianas e vasculares vem de fumar apenas alguns cigarros ao dia, um alerta para quem acredita que fumar com moderação causa pouco ou nenhum dano

PxHere
(foto: PxHere)

tabagismo é o principal fator de risco relacionado às doenças vasculares. Já é bem documentada a associação entre cigarro e o aumento do risco de infarto, derrame cerebral, aneurismas da aorta e amputações em membros inferiores. A abolição do tabagismo é essencial para a prevenção e tratamento de todas as doenças vasculares.

Mundialmente, a prevalência do tabagismo está aumentando nos países em desenvolvimento. Estima-se que ao longo do século XXI cerca de 1 bilhão de óbitos no mundo serão decorrentes do uso do tabaco, a menos que essa tendência se reverta. São números realmente assustadores, principalmente quando se pensa que seriam mortes perfeitamente evitáveis.

Fumar está associado a doenças cardiovasculares, vários tipos de câncer e também ao enfisema pulmonar. A cada ano, quase 500.000 pessoas morrem nos EUA em decorrência de doenças relacionadas ao tabagismo e estima-se que o tabagismo custe ao sistema de saúde daquele país algo em torno de 175 bilhões de dólares anualmente.

Um estudo de 2018 mostrou que uma grande proporção do risco de doenças coronarianas, acidente vascular cerebral e doenças vasculares periféricas vem de fumar apenas alguns cigarros ao dia. Isto tem consequências importantes para fumantes que acreditam que fumar com moderação causa pouco ou nenhum dano.

Foi demonstrado que até mesmo apenas 1 cigarro por dia carrega cerca de 40% a 50% do risco de desenvolver uma doença vascular quando em comparação com fumar 20 cigarros ao dia. Fumar 5 cigarros ao dia tem aproximadamente 65% desse risco. Dessa forma, não há nível seguro de tabagismo quando se fala em doenças cardiovasculares.

O tabagismo reduz a sobrevida mediana de fumantes em 10 anos em média e, acima dos 40 anos de idade, cada ano adicional de tabagismo reduz a expectativa de vida em 3 meses. 

nicotina é uma substância que causa muita dependência, levando a persistência do hábito de fumar e a altas taxas de recaída após o abandono. O apoio e o esclarecimento por parte do médico é muito importante para ajudar o paciente a parar de fumar. Nós, angiologistas, lidamos diariamente com a questão do tabagismo entre nossos pacientes e sua relação com as doenças vasculares. Os pacientes com doença arterial periférica, aneurismas de aorta e tromboses são em grande número fumantes.

Nada melhor que uma boa conversa e uma boa relação médico-paciente para motivar o paciente a parar de fumar. Explicar ao paciente que parar o uso do tabaco é a ação mais importante a se fazer para melhorar sua saúde e aumentar a qualidade e a duração de sua vida. Explicar que quando parar de fumar, o paciente irá perceber que seus familiares e entes queridos terão menos exposição como fumantes passivos também.
 
O auxílio farmacológico, sempre com prescrição médica, é recomendado para todos os fumantes que desejam parar de fumar. Os dois principais medicamentos utilizados são a bupropiona e a vareniclina. Uma combinação de aconselhamento comportamental e farmacoterapia é mais eficaz que apenas a farmacoterapia.
 
Como sempre gosto de salientar, a mudança dos hábitos de vida, como parar de fumar, alimentação saudável atividades físicas são indispensáveis para uma boa saúde vascular. Viver bem e com qualidade: Esse é o objetivo!
 
Tem dúvidas ou quer mandar sugestão de temas para a coluna? Envie email para Lgbez@terra.com.br