Tratamento de vasinhos e microvarizes com espuma: como funciona?

Técnica usa injeção e medicamento alternativo à glicose na composição; é indicada para pacientes com risco cirúrgico aumentado e mais idosos

Arquivo pessoal
Técnica da espuma usa seringa e polidocanol em vez de glicose (foto: Arquivo pessoal)

Muitos pacientes chegam ao consultório perguntando sobre o tratamento de varizes com espuma. O que é então esse tratamento?

A espuma foi método muito difundido a partir dos anos 2000 pelo espanhol Cabrera e o Italiano Tessari. Nada mais é que a aplicação tradicional de medicamento nas varizes com uso de injeções, sendo que a tradicional glicose é substituída por outro medicamento chamado Polidocanol.

Esse medicamento é misturado com ar ambiente através do uso de duas seringas e uma torneirinha e fica igual a detergente quando agitado e misturado a água. Cheio de pequenas bolhas, esse medicamento agora em forma de espuma ou com microbolhas é injetado no interior dos vasinhos. Essa é a chamada técnica da Espuma.

Essa técnica leva ao aumento na potência do medicamento, possibilitando o tratamento de veias mais calibrosas sem a cirurgia. É um tratamento menos agressivo que a cirurgia, podendo ser utilizado em pacientes para os quais a cirurgia não seja a primeira escolha.

 

                                    Leia também: salto alto provoca varizes?

 

É uma opção interessante de tratamento para aqueles pacientes mais idosos ou com risco cirúrgico aumentado. Pacientes com úlceras varicosas também podem ser beneficiados com uma maior rapidez na cicatrização das feridas.

O interessante para o Angiologista é conhecer as diversas técnicas, a fim de poder empregar aquela que seja mais adequada para cada paciente. Deve-se sempre procurar um profissional médico Angiologista para realizar as aplicações, evitando-se assim complicações e insucessos.

E se você tem dúvidas sobre varizes, mande pra mim: Lgbez@terra.com.br