Por que produzimos meleca no nariz? Como ela se forma?

A secreção existente na meleca participa do complexo mecanismo de filtração, aquecimento e umidificação do ar que respiramos, para que chegue aos pulmões em qualidade adequada

Pixabay
(foto: Pixabay)
Considerada por muitos nojenta e por alguns poucos uma iguaria, a meleca conhecida pelos médicos como crosta nasal, na verdade não passa de um aglomerado de substâncias, dentre elas uma trama de proteínas desidratada, anticorpos e células de defesa que combatem microrganismos na fossa nasal.

Para que serve a meleca?

A secreção existente na meleca participa do complexo mecanismo de filtração, aquecimento e umidificação do ar que respiramos, para que chegue aos pulmões em qualidade adequada. O muco nasal retém partículas de grosso calibre que passam pelo nariz e os anticorpos e células de defesa secretados pelas glândulas mucosas combatem os inúmeros vírus, bactérias e fungos que por ali passam diariamente. 

Formar muita meleca pode ser sinal de alguma doença?

Estruturas presentes na cavidade nasal denominadas cornetos inferiores, tem a capacidade de variar muito de volume, modificando a dinâmica da passagem de ar. A mucosa que reveste os cornetos reage aumentando ou diminuindo o muco em resposta às condições do ar. Isso tudo é mediado por diversos neurotransmissores secretado por terminações nervosas que regulam o calibre dos vasos e a quantidade de muco que será secretada. 
As infecções e processos alérgicos geram processos inflamatórios que aumentam a produção de muco. Doenças autoimunes e uso de medicamentos, uso de drogas como a cocaína e descongestionantes nasais também facilita a formação de crostas principalmente por redução do fluxo de sanguíneo e mudanças na viscosidade do muco.

Desvios da parede que divide o nariz em duas metades – septo nasal- fazem com que o fluxo de ar fique muito turbulento. Especialmente no inverno de Minas, quando a umidade e a temperatura do ar caem muito, o muco desidrata e adere às paredes internas.  

Muitas vezes a meleca está ao alcance do dedo, o que é um convite a sua retirada, até pelo mesmo pelo incômodo que sua permanência ocasiona. Entretanto a retirada pode machucar a mucosa favorecendo sangramentos e mais formações de crostas no local!

Então o que fazer quando você sentir que está com meleca no nariz? 

A melhor maneira de combater a meleca é o uso regular de soro fisiológico. Basta aplicar um ou dois jatos em cada narina muitas vezes ao dia, especialmente nos meses secos, para se sentir aliviado. 

E com o dedo pode remover?


Bom, mas se sua opção for remover com o dedo não se esqueça de lavá-lo antes e depois e de manter as unhas bem aparadas! 

Se isso não resolver o melhor mesmo é procurar um otorrinolaringologista. Já ia me esquecendo, além de nojento, não é uma boa ideia colocá-la na boca uma vez que além de contaminada por microrganismos estará cheia de poeira!

Meu nome é Alexandre Rattes, sou Otorrinolaringologista e se você tem alguma sugestão de matéria, me envie um e-mail para rattes.otorrino.@gmail.com.