Qual a diferença entre um Angiologista e um Cirurgião Vascular?

É difícil separar uma especialidade da outra, pois quando o paciente procura o especialista, ainda não se sabe se o problema é cirúrgico ou não

Gordon Johnson/Pixabay
(foto: Gordon Johnson/Pixabay )

Você sabe qual a diferença entre um angiologista e um cirurgião vascular? Muitas pessoas confundem essas duas especialidades médicas e acabam tendo dificuldades na hora de procurar um tratamento para determinada doença.

A Angiologia é a especialidade médica que cuida do tratamento clínico das doenças que acometem os vasos sanguíneos e linfáticos.

A Cirurgia Vascular se ocupa do tratamento cirúrgico dessas doenças.

No entanto, é muito difícil separar uma especialidade da outra, pois quando o paciente procura o especialista, ainda não se sabe se o problema é cirúrgico ou não.

A Angiologia e a Cirurgia Vascular têm em comum a ênfase aos cuidados com o sistema vascular, cuidados esses que se iniciam com hábitos saudáveis para a prevenção das doenças dos vasos sanguíneos.


O que faz um Angiologista?


O Angiologista é o profissional médico que se especializa no estudo das doenças vasculares e sua prevenção. Essa doenças circulatórias afetam as artérias, veias e vasos linfáticos, como a arteriosclerose, as varizestromboses venosas e o linfedema. O Angiologista elabora um diagnóstico com base em estudos sobre o quadro clínico do paciente e procura estabelecer um tratamento adequado para aquela doença. O tratamento, para o médico angiologista, é baseado em medidas que buscam a prevenção e a recuperação da saúde, com uso de medicamentos, alterações nos hábitos de vida, parar de fumar, controle do diabetes e dos níveis de colesterol exercícios físicos.

O que faz o Cirurgião Vascular?


Diferentemente do médico angiologista, o cirurgião vascular é aquele que está apto e especializado para realização de cirurgias e procedimentos no território vascular. O resultado do diagnóstico desse profissional resulta no tratamento cirúrgico, contrariamente ao angiologista, que utiliza de métodos de prevenção e mudanças na rotina de vida do paciente.

O cirurgião vascular realiza procedimentos nos principais territórios vasculares:

- território arterial : cirurgias de pontes de safena, angioplastias, cirurgias nas carótidas e cirurgias de aneurismas de aorta;
- território venoso: procedimentos invasivos nos pacientes portadores de varizes, como escleroterapia, espumalaser e cirurgias de varizes.

Os procedimentos realizados pelo cirurgião vascular podem ser através de incisões, as chamadas cirurgias convencionais ou abertas, ou através de pequenos orifícios por onde se introduzem cateteres no interior dos vasos para a realização dos procedimentos, como nas angioplastias, nos tratamento de aneurisma de aorta por endopróteses e nas cirurgias de varizes com uso de endolaser.

Em 2006, o CFM ( Conselho Federal de Medicina), através da resolução 1763/05, separou e reconheceu as duas áreas como especialidades distintas. Na prática, porém, a separação entre as duas especialidades nem sempre é tão clara, uma vez que as duas especialidades se complementam. O importante é que, ao procurar um profissional, o paciente escolha aquele que tenha realmente formação e preparo adequados para o correto diagnóstico e tratamento de seu caso. Escolher um profissional devidamente habilitado no CFM e também membro da respectiva sociedade de especialidade, no caso a SBACV ( Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular).
 
Tem dúvidas ou sugestões? Mande email para Lgbez@terra.com.br