Flebite e Trombose: o que são e quais as diferenças?

Nos dois casos, é importante procurar a assistência médica imediatamente, a fim de se evitar possíveis complicações

Wikipedia
(foto: Wikipedia)

Muitas vezes pacientes chegam ao consultório com a queixa de que estão ou estiveram com um quadro de flebite ou um quadro de trombose. Na verdade, os termos indicam duas situações um pouco diferentes, mas que no uso cotidiano podem se confundir, principalmente quando utilizadas de forma não científica.

Vou procurar falar então um pouco sobre o que é Flebite e suas diferenças para a Trombose.

Flebite significa uma inflamação em uma veia ( “flebus” significa veia e o sufixo “ite” serve para designar uma inflamação). Dessa maneira, toda a inflamação da parede de uma veia pode ser definida como um quadro de flebite. Ela pode ocorrer em qualquer veia do corpo, mas na maior parte das vezes irá acometer principalmente as veias varicosas (varizes) dos membros inferiores. Quando essa veia ou varize superficial está inflamada, ela pode estar associada também com a formação de um coágulo em seu interior. Nesse caso, passa a ser denominada uma tromboflebite superficial. 

A flebite sempre provoca os sinais de uma inflamação aguda, como rubor, calor e edema locais. As estases venosas ocasionadas pelas varizes ou por posturas mantidas por um longo período, como permanecer acamado no pós-operatório ou em uma viagem de longa duração, são importantes fatores causadores de flebites. Fatores genéticos, pessoas obesas, pessoas sedentárias, uso de anticoncepcionais orais e fumo também levam a uma maior predisposição para o desenvolvimento dos quadros de flebite.

Quando esse quadro de flebite se apresenta com a formação também de um trombo (coágulo) no interior da veia (tromboflebite superficial), a reação inflamatória adere firmemente o trombo na parede da veia, sendo muito raro o deslocamento desse trombo. Assim sendo, a tromboflebite supercicial raramente levará a quadros de embolia pulmonar.

De toda forma, porém, a assistência do médico especialista é de suma importância, a fim de acompanhar o quadro e verificar também se não há ocorrência simultânea de trombos ao nível do sistema profundo, esses sim capazes de ocasionar os quadros de embolia pulmonar. Geralmente o diagnóstico é feito através do exame clínico e do exame de doppler ou duplex-scan, no próprio consultório do Angiologista. O tratamento das flebites e das tromboflebites superficiais é feito com anti-inflamatórios, repouso do membro e pomadas de aplicação no local.

Quando se fala em Trombose, a definição é a formação de um trombo ou coágulo no interior de uma veia (trombose venosa) ou artéria (trombose arterial). O termo trombose venosa geralmente é utilizado para definir os quadros nos quais estão presentes trombos nas veias profundas ou Trombose Venosa Profunda (TVP). A principal diferença para a flebite ou tromboflebite superficial é que a trombose venosa profunda pode ocasionar o deslocamento de coágulos para os pulmões, a chamada Embolia Pulmonar. Essa situação, quando não adequadamente tratada com uso de anti-coagulantes, pode levar inclusive à morte por embolia pulmonar. O diagnóstico da trombose venosa profunda também é realizado através do exame de Doppler ou duplex-scan e o tratamento imediato com uso de anti-coagulantes irá prevenir as complicações. Esse tema da Trombose Venosa Profunda também já foi abordado com maiores detalhes em artigo anterior publicado aqui no portal.
 
Em todos os casos, seja a flebite ou a trombose, vale ressaltar a importância de se procurar a assistência médica imediatamente, a fim de se evitar possíveis complicações.
 
Se você tem outras dúvidas sobre flebite e trombose ou se quer sugerir tema para a coluna, envie email para Lgbez@terra.com.br