Clássico da Manchete, Dona Beija ganhará remake que pode ir para a Netflix

Nova versão da trama está sendo escrita por Renata Jhin e por António Barreira

Divulgação
Maitê Proença viveu a protagonista em 1986 (foto: Divulgação)

Além da TV Globo estar investindo na produção da novela Pantanalque vai ganhar um remake nas telinhas em 2022, outra trama de sucesso da extinta TV Manchete voltará ao ar em breve repaginada. Dona Beija, que estreou em 1986 e trouxe Maitê Proença como protagonista.

 

De acordo com informações da jornalista Patrícia Kogut, do O Globo, a produtora Floresta, que faz séries e programas como De férias com o ex Brasil, da MTV, e Lady night, do Multishow, adquiriu os direitos da obra e está em negociação com plataformas de streaming para a exibição da trama de sucesso. Esta será a primeira novela feita pela produtora. A Netflix pode ter a obra com exclusividade em seu catálogo.

 

O projeto vai contar com o autor português António Barreira, ganhador do Emmy, além da ex-roteirista da TV Globo Renata Jhin. Escrita por Wilson Aguiar Filho e dirigida por Herval Rossano, a novela teve seus direitos adquiridos pela produtora Floresta.

 

 

A história de Dona Beija 

 

A trama, para quem não acompanhou, foi baseada na história real de Ana Jacinta de São José, conhecida como Dona Beija e que viveu na cidade mineira de Araxá, no século XIX. No folhetim, ela, interpretada por Maitê Proença, se apaixona por Antônio Sampaio, papel de Gracindo Júnior, um homem de família conservadora.

 

A moça, no entanto, vira alvo de Mota (Carlos Alberto Soares), ouvidor do Rei, e é raptada para ser amante dele. Em forma de vingança, Dona Beija tem relações íntimas com outros homens em troca de joias e ouro até ficar rica.

Ao retornar atrás do seu antigo amor, a moça encontra Antônio casado, se decepciona e decide abrir um bordel. Ela, então, fica famosa como cortesã e deixa os moradores escandalizados. O remake promete abordar temas como empoderamento e questões raciais, trazendo também assuntos atuais. 

 

 

MAIS SOBRE SERIES-E-TV