"Não quero engravidar mas também não quero menstruar. O que fazer?"

O uso do dispositivo intrauterino hormonal é uma das soluções para o problema; veja quais são os tipos, vantagens e desvantagens de cada um

Farmácias Pague Menos
(foto: Farmácias Pague Menos)

Algumas mulheres fazem questão de menstruar e associam menstruação a feminilidade, fertilidade e juventude.

 

Para outras mulheres menstruar pode ser motivo de muito desconforto, seja pela tensão pré-menstrual (TPM), cólicas intensas ou volume acentuado às vezes interferindo no trabalho e convívio social.

 

Mesmo para aquelas que não desejam menstruar porque não querem mesmo, uma das opções para cessar temporariamente as menstruações pode ser o uso de Dispositivo Intrauterino (DIU) hormonal. Mas o que vem a ser o DIU?

O DIU é um pequeno dispositivo que, inserido dentro do útero pelo Ginecologista, é um excelente método anticoncepcional devido à eficácia próxima a 99% para evitar gravidez, superior à pílula anticoncepcional e próxima à ligadura das trompas

 

Por outro lado, existem muitas dúvidas entre as pacientes mostrando que a falta de informação representa a maior barreira para o uso em larga escala dos DIUs. Além de seguro, a grande vantagem do DIU é que ele não exige disciplina como no caso da pílula, que precisa ser tomada sempre no horário habitual, além de não ter custos adicionais após a sua inserção.

 

O DIU também não aumenta o risco de contrair HIV ou outras infecções sexualmente transmissíveis, não aumenta o risco de aborto espontâneo ou malformações no feto quando a mulher engravida após retirar o DIU, não causa câncer, não aumenta o risco de trombose e podem ser usados durante a amamentação

Na maioria das vezes, o DIU é inserido em consultório com anestesia local, procedimento coberto pelos planos de saúde e SUS. Pode ser inserido preferencialmente durante a menstruação, pois o colo uterino está um pouco mais dilatado e facilita a colocação.

Podemos definir os DIUs em não hormonais e hormonais. O DIU não hormonal é indicado para as mulheres que desejam menstruar ou que tenham contra-indicações ao uso do DIU hormonal e pode  ser de cobre ou cobre com prata. Uma vez inserido na posição exata dentro do útero, os componentes metálicos se dissolvem formando uma barreira química hostil e matando os espermatozóides e também impedindo o encontro com o óvulo através do aumento do muco produzido na tuba uterina. Pode durar 10 anos e, após esse prazo, deve ser trocado ou pode ser retirado em qualquer época em que a paciente desejar engravidar. O DIU de cobre com prata diminui o fluxo menstrual e cólicas em comparação ao DIU de cobre e sua duração é de 5 anos.

O outro tipo de DIU é conhecido como DIU hormonal ou Mirena porque leva na sua composição um hormônio chamado progesterona, que é liberado em pequenas doses diárias dentro do útero e é indicado para as mulheres que não desejam menstruar. 

 

O Endométrio é aquele tecido que cresce todo mês dentro do útero, preparando-o para receber uma gravidez e que descama no final do mês formando a menstruação, caso a mulher não engravide naquele ciclo. O DIU hormonal faz com que o endométrio não se desenvolva e, não se desenvolvendo, não há tecido para fixar uma gravidez e não há o que descamar para formar a menstruação. Assim, pode ser uma grande pedida para aquelas doenças ligadas a alterações do período menstrual tais como os miomas que produzem menstruações muito aumentadas a ponto de causar anemia, e a endometriose que pode estar associada a cólicas menstruais intensas.

 

Além disso, a progesterona liberada pelo DIU torna espesso o muco do colo uterino dificultando a passagem dos espermatozóides para fecundar o óvulo. O DIU Mirena dura 5 anos e deve ser trocado por outro, caso continue o desejo de não menstruar. Um sangramento irregular e leve pode ser comum nos primeiros 6 meses de uso e algumas mulheres apresentam acne, o que exige às vezes um pouquinho de paciência da usuária.   

Uma consulta ao Ginecologista é essencial para tirar as dúvidas, colocar o exame preventivo do câncer de colo uterino em dia, examinar as mamas e afastar as contra-indicações ao uso do DIU tais como suspeita de gravidez, doença inflamatória pélvica, infecções, câncer, sangramento uterino sem causa identificada. 

 

Então, não querendo engravidar , menstruando ou não, os DIUs podem ser uma escolha perfeita. Mãos à obra! 

 

Se você tem dúvidas ou sugestão de temas, mande para marcoszagury@hotmail.com