A relação entre o HPV e o câncer de colo de útero

A OMS aponta infecção causada por HPV como principal causa do câncer de colo de útero

Divulgação
(foto: Divulgação)

“Doutora, vim fazer meu preventivo.” A coleta da citologia oncótica – também chamada de exame de Papanicolaou ou “exame preventivo” – é um dos motivos mais comuns que levam as mulheres ao consultório médico. Mas você sabe por que realizá-lo?

Câncer é uma doença em que as células do corpo crescem de forma descontrolada e sempre recebe o nome da parte do corpo onde teve seu início, mesmo que seja encontrado em outras partes. O câncer que se desenvolve no colo do útero – porção do útero que fica em contato com a vagina – é chamado de câncer de colo de útero ou cervical.

Todas as mulheres correm o risco de desenvolver câncer de colo uterino. A principal causa (99% dos casos, de acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde) é a infecção persistente causada por determinados tipos de vírus papilomavírus (HPV), transmitido por relação sexual.

Trata-se de vírus endêmico, ou seja, estima-se que pelo menos metade da população mundial sexualmente ativa adquira o HPV em algum momento da vida; entretanto, apenas algumas mulheres desenvolverão o câncer de colo de útero.

Segundo a OMS, o câncer cervical é o quarto tipo de câncer mais comum entre mulheres. Em 2018, no mundo, cerca de 570.000 mulheres foram diagnosticadas com o câncer e 311.000 morreram devido à doença. No Brasil, o câncer de colo uterino é o terceiro tumor maligno mais comum entre as mulheres (atrás do câncer de mama e do colorretal) e a quarta causa de morte por câncer na população feminina brasileira. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima mais de 16.000 novos casos em 2018 e 6.300 mortes pelo tumor em 2017.

Os principais fatores de risco para desenvolvimento do câncer cervical são: início precoce da vida sexual, múltiplos parceiros, parceiro sexual masculino que teve múltiplos parceiros, tabagismo e uso de contraceptivos orais por longa data. Doenças que diminuem a defesa do organismo, como infecção pelo vírus HIV, também aumentam o risco de desenvolver o câncer de colo uterino.

Atualmente, o câncer de colo uterino pode ser prevenido através de prevenção primária (vacina contra HPV) e secundária (exame de Papanicolaou e, para algumas mulheres, teste para o HPV). Quando diagnosticado inicialmente, a maioria dos casos é tratada com sucesso. Tumores mais avançados necessitam de tratamento apropriado ou cuidados paliativos.

A vacinação contra o vírus HPV visa reduzir o contágio pelo vírus. O calendário vacinal brasileiro incluiu, desde 2017, vacina tetravalente contra o HPV para meninas entre 9 e 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. O Ministério da Saúde (MS) também fornece a vacina gratuitamente para pessoas portadoras do vírus HIV e para pessoas transplantadas na faixa etária entre 9 e 26 anos.

A vacina protege contra os vírus HPV dos tipos 6, 11, 16 e 18. Os tipos 6 e 11 causam verrugas genitais; os 16 e 18 causam 70% dos casos de câncer cervical. Os estudos mostram que a vacinação completa contra o HPV, antes do início da vida sexual, pode reduzir em mais de 99% a chance de desenvolver câncer de colo uterino por esses tipos de vírus HPV.

Pessoas não vacinadas com até 26 anos e que já iniciaram vida sexual podem fazer uso da vacina em clínicas privadas. A vacina não é recomendada para pessoas com mais de 27 anos. Entretanto, se você tem entre 27 e 45 anos e não foi vacinado, você pode tomar a decisão de fazer uso, após conversar com seu médico sobre riscos de infecção pelo HPV e benefícios do uso da vacina. Cabe ressaltar que a vacina previne novas infecções pelo HPV e não trata infecções pré-existentes.

O exame de Papanicolaou é usado para pesquisar mudanças nas células do colo uterino que poderiam causar o câncer de colo uterino. As alterações celulares que ocorrem antes de o câncer estar presente se chamam displasia ou neoplasia intraepitelial cervical (NIC). Tão logo essas células sejam detectadas e o tratamento seja realizado, a lesão não progride para câncer. Caso haja indicação médica, pode-se realizar pesquisa do tipo de vírus HPV no seguimento de resultados de citologias alteradas. No Brasil, o MS e o INCA recomendam rastreamento para câncer de colo uterino para todas as mulheres com vida sexual ativa entre 25 e 64 anos. Após dois exames anuais negativos, a citologia pode ser realizada a cada três anos. Aquelas com mais de 65 anos podem interromper o rastreamento se:
– Não tiver alterações moderadas ou de alto grau nas células cervicais ou câncer de colo uterino durante toda a vida.
– Tiver ao menos três exames normais nos últimos 10 anos, sendo o mais recente realizado nos últimos cinco anos.

Mulheres com mais de 65 anos que nunca fizeram o rastreamento devem realizar a citologia e, após dois exames consecutivos anuais normais, estão dispensadas do rastreamento. Mulheres que foram submetidas a histerectomia total (cirurgia para retirada do útero juntamente ao colo uterino) devido a problemas benignos, como miomas, e que nunca tiveram alterações nos exames preventivos anteriormente, também não precisam realizar o exame de Papanicolaou.

Mulheres infectadas pelo vírus HIV, portadoras de doenças do sistema imune e/ou com história de câncer de colo uterino devem realizar exame preventivo com frequência maior. São pacientes que precisam de seguimento mais próximo por terem maior chance de desenvolver câncer de colo uterino e, por isso, não devem seguir a recomendação acima.

Como qualquer exame laboratorial, o exame citológico nem sempre é preciso. Para evitar que haja alterações que mudam o resultado do exame, evite duchas, relações sexuais e uso de medicamentos ou produtos de higiene dentro da vagina por dois dias antes do exame preventivo. Também não é recomendado que seja realizado durante o período menstrual.

Cabe ressaltar que mesmo aquelas mulheres que já foram vacinadas devem realizar a citologia oncótica, uma vez que a vacina não protege contra todos os tipos oncogênicos do HPV.

Na próxima semana falaremos sobre sinais e sintomas do câncer de colo uterino e formas de tratamento.