Quando começar a ir ao ginecologista?

Saiba o que faz o médico ginecologista

silviarita/Pixabay
(foto: silviarita/Pixabay)
“Doutora, nunca fui ao ginecologista. Vim, porque já fiquei menstruada e minha mãe pediu.” A adolescência é uma fase de mudanças. Tanto pais quanto adolescentes podem se sentir inseguros sobre o momento certo para falar sobre cuidados com a higiene, planejamento familiar, sexo e sexualidade. Mas você sabe o que é e o que faz um ginecologista, afinal de contas? 
O médico ginecologista e obstetra é aquele médico que se especializou nos cuidados de saúde da mulher, seja ela criança, adolescente, adulta ou idosa. O ginecologista e obstetra também é especializado em cuidar da mulher durante o período da gravidez. O melhor momento para iniciar acompanhamento com o ginecologista pode ser após a primeira menstruação ou nas meninas que não menstruaram até 16 anos.

Não precisa ficar com medo. É muito normal se sentir nervosa ou não saber o que falar na primeira visita ao ginecologista. Se quiser, pode conversar sobre como é feito o atendimento com seus pais, familiares ou amigos. Você pode pedir para que uma pessoa de sua confiança lhe acompanhe durante a consulta e/ou esteja presente durante o exame físico, se isso lhe deixar mais segura.

Normalmente, a primeira conversa com o ginecologista é exatamente isso: uma conversa. Em um segundo momento, seu acompanhante pode ser convidado a sair da sala para que você não se sinta constrangida para falar de maneira aberta, franca e sincera sobre suas dúvidas e medos. Tudo que é falado dentro do consultório médico é e deve ser mantido em sigilo médico.

Além do esclarecimento de dúvidas, seu médico vai lhe fazer perguntas sobre a saúde de seus familiares, problemas de saúde que você já teve, alergias, vacinação e hábitos como tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas e uso de drogas. Também serão feitas perguntas pessoais como sobre sua menstruação – qual a frequência, quanto tempo fica menstruada, tipo de absorvente usado, como faz a higiene genital -, início da vida sexual, hábitos sexuais, infecções sexuais e métodos contraceptivos.

Caso haja necessidade, seu médico pode precisar te examinar. O exame ginecológico inclui:

Exame físico geral: serão medidos seu peso, altura e pressão arterial. Se você tiver algum problema de saúde, outras partes do corpo também podem ser avaliadas.

Exame ginecológico: as mamas são avaliadas primeiramente. É muito comum ter uma mama maior que a outra. Às vezes, seja por constrangimento ou por medo, algumas adolescentes só mencionam que se sentem incomodadas com isso durante o exame físico. No exame da genitália externa, a vulva, o introito (abertura) da vagina e região perianal são avaliados. Se você quiser, o médico pode lhe fornecer um espelho para que você veja e entenda quais são as partes da vulva. É importante conhecer seu corpo e os nomes que cada parte dele recebe. 

Nas meninas que já iniciaram a vida sexual, pode ser necessário exame ginecológico interno para avaliar corrimento vaginal ou sangramento menstrual aumentado, por exemplo. Neste exame, introduz- se um espéculo (aparelho de metal ou plástico que tem duas pás em forma de bico de pato) dentro da vagina para se avaliar o colo do útero e o canal vaginal, em busca de alterações que possam indicar doenças ou infecções. É neste exame que se coleta o exame de Papanicolaou ou preventivo para rastreamento de câncer de colo uterino. 

No Brasil, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer recomendam que seja iniciado a partir dos 25 anos de idade. Por último, é realizado toque vaginal para avaliar os órgãos da pelve: o médico introduz um ou dois dedos de uma mão (com luva e lubrificante) dentro da vagina e a outra mão irá pressionar o abdome. Isso permite que sejam avaliados tamanho, volume, consistência, mobilidade e pontos dolorosos do útero, ligamentos uterinos e ovários.

Você pode levar o assunto que quiser ao ginecologista. Desde problemas com a menstruação, acne, oleosidade da pele e ganho de peso, até dificuldades relacionadas ao sexo e sua sexualidade e angústias pessoais. Além de lhe recomendar hábitos de vida saudáveis, o ginecologista vai te orientar como realizar higiene genital adequada para evitar infecções; uso de métodos para evitar gravidez, caso tenha iniciado vida sexual e não queira ter filhos; como se proteger contra infecções sexualmente transmissíveis; e, principalmente, te apoiar nessa fase tão importante na vida da mulher.

Na próxima semana vamos falar sobre puberdade, suas mudanças no corpo da adolescente e cuidados necessários.

Tem alguma dúvida ou gostaria de sugerir um tema? Escreva para mim rogeriawerneck@gmail.com