As mudanças que a puberdade traz no corpo

Todas as mudanças no seu corpo, durante a puberdade, têm como objetivo prepará-la para uma possível gravidez

Pixabay
(foto: Pixabay)
A puberdade é um período que envolve mudanças no corpo das meninas e dos meninos, secundárias a alterações hormonais - fase de transformação do corpo de criança para o corpo de adulto. Normalmente, as meninas começam a ter essas alterações entre 8 e 13 anos de idade. Você sabe quais são?
Você vai crescer rápido e ganhar peso. Seus quadris podem ficar mais largos. Suas mamas vão aumentar: à medida que crescem, as mamas ficam mais arredondadas, as aréolas (a parte mais escura ao redor do mamilos) ficam um pouco mais elevadas; é normal uma mama ser um pouco maior que a outra. Você vai perceber o crescimento de pelos embaixo dos braços (axilas) e vulva. O odor do seu corpo também pode mudar. Você pode ficar com a pele mais oleosa e ter espinhas (acne). Você vai ter sua primeira menstruação - a maioria das meninas menstruará pela primeira vez entre 12 e 14 anos; mas, algumas podem acontecer antes ou depois.

Todas as mudanças no seu corpo, durante a puberdade, têm como objetivo prepará-la para uma possível gravidez. Todo mês, uma glândula, localizada na cabeça e chamada hipófise, produz o hormônio folículo estimulante (FSH) que estimula o ovário (gônada feminina) a
preparar um folículo ovariano. Esse folículo também produz hormônios, dentre eles, o estrogênio (principal responsável pelas características femininas do corpo da mulher). 

Quando o estrogênio tem produção máxima – pico de estrogênio -, a hipófise passa a produzir outro hormônio, o hormônio luteinizante (LH). É esse hormônio que induz a ovulação. Algumas mulheres podem sentir uma dor na pelve, entre as menstruações, referente ao momento da ovulação. O óvulo, liberado pelo folículo na ovulação, é captado pelas trompas uterinas e se move por elas, onde encontra com o espermatozoide e é fecundado, originando um embrião que vai se alojar dentro do útero, em uma camada chamada endométrio. 

Caso o óvulo não encontre o espermatozoide (presente no esperma do homem), não ocorre gravidez. Consequentemente, a camada onde o embrião se alojaria (endométrio) descama e ocorre a menstruação, sangramento que sai do útero através da vagina. A menstruação – ou fluxo menstrual – geralmente começa com uma secreção mais amarronzada no primeiro dia, aumentando no segundo e terceiro dias. A menstruação dura, em média, entre 2 e 7 dias e vem a cada 21 – 45 dias. É normal ela vir de maneira irregular nos dois primeiros anos após a primeira menstruação: ela pode faltar por meses ou vir mais de uma vez ao mês. Isso faz parte do processo de amadurecimento do seu corpo. Entretanto, se você já começou a ter relações sexuais, fique atenta, pois a ausência de menstruação pode ser sinal de gravidez.

Há vários aplicativos para celular que podem te ajudar a anotar os dias da menstruação. Como consenso, o dia em que a menstruação desce é considerado o primeiro dia do ciclo menstrual. Um ciclo menstrual vai, então, do primeiro dia de uma menstruação até o primeiro dia da próxima menstruação. Anote sempre: o dia que ela chega e o dia que vai embora, assim como os dias com fluxo maior que o normal e se teve sintomas como dor na barriga, alterações do humor ou outros.

Algumas meninas podem ter uma dor na parte inferior do abdome e/ou costas, quando vão menstruar ou durante a menstruação. São as cólicas menstruais. Você pode sentir, também, dor e inchaço nas mamas, além de mal estar, tonteira, náusea e diarreia. Para ajudar a melhorar a cólica, você pode tomar medicamentos para dor, realizar compressa de água morna no abdome e costas e realizar exercícios físicos. Caso o desconforto não melhore com essas medidas, você precisa realizar avaliação médica.

Mesmo se você ainda não menstruou, mas já apresenta alterações no corpo como as descritas, tenha na bolsa ou mochila da escola absorventes e lenços higiênicos para uso pessoal. Você pode usar absorvente externo e tampão (absorvente interno) para não deixar vazar a menstruação. O absorvente externo é aquele colocado em cima da calcinha. O absorvente interno é introduzido dentro da vagina. Os coletores menstruais também podem ser usados, mas como são colocados dentro do canal vaginal, tem risco de rompimento do hímen. 

Os absorventes podem ser trocados a cada 4-8 horas. Você pode trocá-los com mais frequência, se sentir desconfortável. Algumas mulheres trocam o absorvente sempre que vão ao banheiro. O início da primeira menstruação pode ser acompanhado de medo e ansiedade. Medo de menstruar na escola e ficar constrangida. Medo de sujar a roupa. Medo de crescer e não ser mais criança. A melhor forma de se preparar para esse momento é ler, se informar e conversar de maneira franca e sincera com pessoas de sua confiança, seus pais e profissionais de saúde.

Tem alguma dúvida ou gostaria de sugerir um tema? Escreva pra mim: rogeriawerneck@gmail.com