Neuroma de Morton tem cura?

Neuroma de Morton é um aumento de volume da estrutura que envolve o nervo, aumentando de tamanho e simulando assim um tumor

Reprodução/Freepik
Neuroma de Morton é um pseudotumor (não é um tumor verdadeiro), caracterizado por fibrose perineural (foto: Reprodução/Freepik)
Se você descobriu em alguma consulta médica ou por um laudo de exame que tem neuroma de Morton em seu pé, calma! Não se preocupe. Essa doença tem tratamento e suas dores podem estar prestes de chegar ao fim.


O Neuroma de Morton é um pseudotumor (não é um tumor verdadeiro), caracterizado por fibrose perineural. Ele é um aumento de volume da estrutura que envolve o nervo, aumentando de tamanho e simulando assim um tumor. De qualquer forma, é importante salientar que essa alteração é benigna, não maligniza (ou seja, não tem nada a ver com câncer). 

Essa fibrose acontece por vários fatores. Entre os mais importantes tem-se o fator mecânico local, que favorece com que os metatarsos atritem o nervo digital de tal forma que ele passa a se espessar e formar o neuroma. Inclusive, ele é mais comum no terceiro espaço interdigital, pois nessa região o nervo digital é mais grosso, formado pela junção de um ramo do nervo plantar lateral e outro do plantar medial.

Inicialmente, o tratamento do Neuroma é conservador, consistindo em analgésico, mudança de calçados e confecção de palmilhas. Na falha desse primeiro tratamento, a cirurgia se torna uma opção viável para os pacientes que estão com muitos sintomas. O procedimento é a retirada do Neuroma, que pode ser feito tanto por um corte plantar quanto por um corte no dorso do pé, cada um com suas vantagens e desvantagens. O pós-operatório normalmente é funcional e curto, propiciando aos pacientes um nível de satisfação alto.

Na dúvida de qual caminho seguir, procure sempre seu Ortopedista de confiança!

Cuidem dos seus pés! São eles que te levam cada vez mais longe.

Dr. Tiago Baumfeld - tiago.baumfeld@gmail.com