Dores inesperadas próximo a competições

O acúmulo de carga durante a periodização para uma prova forte pode acarretar dores inesperadas na antevéspera das competições

kinkate/Pixabay
(foto: kinkate/Pixabay)

Falta pouco tempo para minha competição e estou com uma dor que nunca tive! É o fim da linha? Calma! Definitivamente, dores articulares/musculares no período que se aproxima da prova alvo não são o fim da linha. O primeiro passo é entender o que está acontecendo para então agir, sem precipitações.

 

O acúmulo de carga durante a periodização para uma prova forte pode acarretar dores inesperadas na antevéspera das competições. Isso é mais comum do que se imagina e caso você esteja vestindo a carapuça lendo esse texto, lembre-se: você não está sozinho. Na imensa maioria dos casos, essas dores não estão relacionadas a lesões significativas.

Para lidar com esse problema dois fatores são fundamentais: o controle da carga e a recuperação. Em relação à carga, "tire um pouco o pé". Não são dois treinos perdidos ou menos intensos que farão você performar pior nessa fase da periodização. Descansar também é treino.

Quanto à recuperação, não subestime a importância do sono e da alimentação nessa fase final para manutenção da saúde musculoesquelética. Dormir e comer bem é fundamental para a recuperação muscular. Além disso, não deixe de utilizar os vários dispositivos de recuperação para atenuar as dores e acelerar a recuperação, como liberações miofasciais, botas de compressão, gelo, entre outros.

Obviamente, se essas primeiras medidas não resolverem, converse com o seu treinador e procure um ortopedista de confiança para acertar os pontos e avaliar se realmente há algo mais significativo.

Independentemente, mantenham a mente positiva!

Dr. Tiago Baumfeld - tiago.baumfeld@gmail.com