Devo operar meu joanete?

Nos casos em que o desconforto, a calosidade ou a inabilidade de uso de calçados são grandes, a cirurgia traz benefícios importantes aos pacientes

Doctor Shoes
(foto: Doctor Shoes)

Devo operar meu joanete? Operar ou não operar, eis a questão. Se você está com essa dúvida, leia aqui essa coluna que eu vou tentar te ajudar um pouquinho nessa decisão.

O joanete tem o nome técnico de Hálux Valgus. Ele tem origem genética e familiar. A grande maioria das pessoas que tem joanete não tem dor, dificuldade para o uso de calçados ou calosidades devido à deformidade. Entretanto, com o avançar da doença, esses inconvenientes podem aparecer.

Infelizmente não existem espaçadores de dedos ou outras medidas conservadoras com boa evidência científica que melhoram os sintomas ou evitam a progressão do joanete. Pelo contrário, alguns desses dispositivos podem até aumentar a dor.

Nos casos em que o desconforto, a calosidade ou a inabilidade de uso de calçados são grandes, a cirurgia traz benefícios importantes aos pacientes, restaurando qualidade de vida e possibilitando o uso de calçados antes abandonados. Do contrário do que se fala popularmente, hoje a cirurgia para o joanete é moderna e segura, possibilitando reabilitação acelerada, grande poder de correção e manutenção dos resultados.

Para os pacientes que não sentem desconforto, operar o joanete por estética será uma troca entre a deformidade por uma cicatriz, com todos os processos envolvidos em um procedimento cirúrgico que devem ser discutidos em detalhe.

Na dúvida, procure sempre seu ortopedista de confiança.

Cuidem dos seus pés, são eles que te levam cada vez mais longe.