Terapia por ondas de choque, para que serve?

Tratamento é considerado não invasivo porque não requer cortes para ser realizado e pode ser realizado em regime ambulatorial

Pixabay
(foto: Pixabay)


Calma! Esse tratamento não é baseado no estímulo de choques elétricos nos pacientes. Ele consegue aliviar várias dores musculoesqueléticas sem deixar ninguém eletrocutado, (risos).

As “ondas de choque” são ondas acústicas de alta energia que podem ser criadas de formas diferentes, radialmente (em forma de leque) ou focal (linear). Essas ondas são aplicadas por uma ponteira emissora das ondas em contato com a região a ser tratada. As ondas penetram profundamente nos tecidos, atuando por um efeito denominado efeito cavitação, que tem o potencial de estimular a melhora da inflamação e da fibrose local.

Esse tipo de tratamento é considerado não invasivo porque não requer cortes para ser realizado e pode ser realizado em regime ambulatorial. Normalmente, um tratamento dura de 3 a 5 sessões, com tempo de duração de cada sessão de em torno de 15 minutos, podendo variar obviamente por indicação médica.

Várias condições musuculoesqueléticas podem se beneficiar desse tipo de tratamento, com comprovação científica cada vez mais ampla. Tendinopatia do Aquiles, fascite plantar, tendinopatia patelar e epicondilite lateral são algumas das condições que podem melhorar com as ondas de choque.

Na dúvida, procure sempre seu ortopedista de confiança!