Como é a preparação final de um atleta para uma competição?

Essa antevéspera competitiva é importantíssima no resultado final, visto que ela é capaz de potencializar as capacidades de um atleta ou miná-las

Pexels/Reprodução
Fazer a prova verdadeiramente descansado é essencial para performar bem (foto: Pexels/Reprodução )
"Nossa, é agora!" Essa é a frase na cabeça que antecede a semana de preparação para uma prova importante. Ela é nada mais do que a constatação de que tudo aquilo que foi planejado, tudo o que foi abdicado foi para esse momento, que agora está muito perto. É o meu caso agora na semana que antecede o meu primeiro Ironman 70.3, que ocorrerá em Florianópolis.

Essa antevéspera competitiva é importantíssima no resultado final, visto que ela é capaz de potencializar as capacidades de um atleta ou de definitivamente miná-las. Essa preparação final deve envolver 4 esferas: o sono, a alimentação, a carga de treino e o trabalho mental. 

 
O sono, como já sabido por muitos, é imprescindível para recuperação muscular e é necessário que o atleta regule muito bem sua higiene do sono para ter horas verdadeiramente bem dormidas. É ele um dos responsáveis por colaborar com a supercompensação fisiológica pela qual o atleta passa na semana anterior da competição. Obviamente que um pouco de ansiedade no dia anterior da competição é normal, o que pode até atrapalhar o sono, mas é o acumulado de descanso durante a semana que fará a diferença.
 
 
Quanto à alimentação, não se deve nunca menosprezá-la. São os carboidratos ingeridos nesses período que comporão as reservas de glicogênio que serão utilizadas durante a prova. Portanto, nada de restrição calórica. um boa macarronada vai muito bem na noite anterior. Além disso, evite alimentos indigestos, lembre-se que a saúde intestinal é essencial para evitar surpresas durante a prova.

A carga de treino nesse momento exibe uma queda significativa e deve ser assim. Fazer a prova verdadeiramente descansado é essencial para performar bem. É essa redução de carga que impacta na supercompensação fisiológica do atleta para atingir números dantes não atingidos nos treinos.

Por fim, e talvez o mais importante, é o aspecto mental. A mente deve estar limpa, clara, positiva, afastada de pensamentos desastrosos ou negativos. Cada passo dado durante a prova deve ser metalizado, a fim de minimizar os erros. Percalços acontecem com todos e é importante estar com foco para conseguir superá-los, por mais difíceis que sejam.

Não citei como uma esfera, mas vale contar sempre com o apoio de amigos e familiares próximos. E para quem tem, uma fezinha a mais sem dúvida não vai fazer mal, risos.

Boa prova!