Está incomodada com seus pelos? Acha que é muito peluda? Então isso vai te interessar!

O hirsutismo é uma disfunção endócrina que causa estímulo hormonal excessivo no folículo piloso. O principal fator é o aumento nos níveis de hormônios, principalmente a testosterona

Wikimedia Commons
(foto: Wikimedia Commons)
Chamamos de hirsutismo ao crescimento excessivo de pelos. Para a mulher afetada, o crescimento de pelos na face, abdome ou mamas é perturbador em vários níveis, podendo representar um problema cosmético e endócrino. Estou doente? A sexualidade está mudando? A fertilidade está prejudicada?

O número total de folículos pilosos de uma pessoa é definido ainda durante a gestação e não serão produzidos folículos pilosos novos. O padrão natural de crescimento dos pelos é determinado geneticamente e a concentração de pelos por unidade de área da pele facial não difere muito entre os sexos  mas pode variar entre as raças. 

O pelo não cresce continuamente mas de modo cíclico, com fases de atividade e inatividade. O aspecto de crescimento contínuo é determinado pelo crescimento não uniforme dos folículos pilosos vizinhos, ou seja, alguns estão em atividade e outros em repouso, não crescendo necessariamente ao mesmo tempo, dando a impressão de que nosso cabelo está sempre em crescimento.  Os pelos crescem mais rápido no verão do que no inverno. 

Na maioria das vezes o hirsutismo representa um problema de disfunção endócrina que causa um estímulo hormonal excessivo no folículo piloso. O principal fator é o aumento nos níveis de hormônios androgênios, principalmente a testosterona, que produz um crescimento inicial do pelo e em seguida atua para sustentar o crescimento contínuo. Dependendo do grau de produção de hormônios androgênios, o hirsutismo pode estar associado A acne e oleosidade aumentada da pele, irregularidade menstrual, libido aumentada e aumento do clitóris

O problema mais comum é a mulher hirsuta com menstruações irregulares e  instalação do hirsutismo durante a puberdade ou no começo da década dos 20 anos. Cerca de 70% das mulheres com dificuldade para ovular durante o ciclo menstrual, ou seja, que têm ciclos anovulatórios desenvolvem hirsutismo. Deve-se afastar a possibilidade de tumores ou alterações da glândula supra-renal e exames de imagem e dosagens hormonais devem ser solicitados. Outro fator muito importante que pode contribuir para o hirsutismo é a obesidade e mulheres obesas devem ser orientadas à perda de peso. 

O tratamento é dirigido no sentido de diminuir a produção de hormônios androgênios e regularização dos ciclos menstruais. Nas pacientes que desejam engravidar pode-se induzir a ovulação e as pacientes que não desejam engravidar podem ser beneficiadas com os anticoncepcionais orais. Quando as pacientes não aceitam pílulas anticoncepcionais ou quando a resposta não corresponde ao esperado associamos outras medicações.  

Muita calma nessa hora: uma característica do hirsutismo é a resposta lenta ao tratamento. Por causa do ciclo de crescimento do pelo a resposta é demorada e deve-se esperar pelo menos seis meses para que ocorra uma diminuição observável no crescimento dos pelos. A combinação dos anticoncepcionais prevenindo novo crescimento do pelo e a eletrólise removendo o pelo antigo pode ser o tratamento mais eficaz.

Então, mãos a obra! Se você se encaixa na descrição de hirsutismo, marque uma consulta com o seu ginecologista, ele vai melhor saber como te orientar.  Mas espere passar o isolamento por causa da pandemia, ok?
 
E se você tem dúvidas ou sugestão de temas, mande para marcoszagury@hotmail.com