BBB21: após denunciar racismo, João Luiz é eliminado com 58,86% dos votos

O professor mineiro disputou a permanência na casa com Arthur e Pocah, que tiveram 28,21% e 12,93% dos votos, respectivamente

Globo/Fábio Rocha
João Luiz é eliminado com 58,86% dos votos na reta final do BBB21 (foto: Globo/Fábio Rocha)

A jornada do professor mineiro João Luiz no BBB21 acabou nesta quinta-feira (22/4), ao ser eliminado com 58,86% dos votos. 

 

Ele disputou a permanência na casa com Arthur e Pocah, que tiveram 28,21% e 12,93% dos votos, respectivamente.

 

João Luiz foi o segundo eliminado da ‘Supersemana’, e deixou a casa faltando apenas 12 dias para a final do programa.  

 

O brother foi parar na berlinda após ser o segundo mais votado na formação de Paredão de terça (20/4), com dois votos da casa: Arthur e Pocah, seus adversários na disputa.

 

No discurso de eliminação, Tiago Leifert ressaltou a força do brother: "É preciso exercer a força sempre aí dentro, porque foi por causa dela que você entrou no BBB. Sai do jogo hoje quem tem muita força e deveria ter usado bem mais. Quem sai hoje é o João", anunciou.

 

O anúncio pegou os participantes de surpresa, e os brothers ficaram emocionados. Fora da casa, o professor agradeceu as palavras do apresentador: “E eu fiquei muito contente com as suas palavras. Eu ouvir isso de você foi muito importante. Eu estou muito feliz com a minha trajetória, de verdade. Estou muito feliz, eu estou muito tranquilo”. 

 

 

 

Trajetória de João Luiz

 

O professor de Geografia João Luiz, de 24 anos, é natural da cidade de Santos Dumont, e foi o único participante de Minas Gerais nesta edição do BBB. 

 

Como um bom mineiro, a trajetória de João foi no melhor estilo ‘come quieto’, em que prezou pela discrição de suas opiniões e atitudes na casa. Pelo menos, foi essa estratégia adotada durante boa parte do programa.


No início, o fato de ele não ter se envolvido energeticamente nos conflitos, fez com que alguns brothers o caracterizassem como planta, apelido dado a quem não faz nada no reality.


Aqui fora, não foi muito diferente. Diante do seu comportamento passivo na casa, os internautas criaram a tese de que João seria um produtor infiltrado no programa para resolver pequenos conflitos e dar uns toques nos colegas de confinamento.


Em certa ocasião, o professor alertou Projota para parar de cantar a música do SBT. Em outra, ele impediu Camilla de Lucas de falar sobre o programa de cozinha ‘Masterchef’ e corrigiu: “Mestre do sabor!”. 


Mas não foi sempre assim. Quando teve a oportunidade, o brother jogou bem e demonstrou muita coragem. 

 

Ele foi o responsável por atender o primeiro Big Fone da edição e indicou, sem pestanejar, três participantes direto para o Paredão: Arcrebiano, Thaís e Sarah. Ele também ganhou uma prova do Anjo e gerou uma reviravolta no jogo ao faturar a liderança, na quinta semana do reality. 


Na ocasião, Projota se sentia ameaçado na casa e havia decidido mudar seu alvo para os jogadores "neutros". O rapper, então, articulou o “paredão de plantas” e chegou a afirmar que João Luiz estava com os dias contados na casa. Ledo engano. O professor foi consagrado Líder naquela mesma semana e, por fim, indicou o artista para a berlinda.


Além disso, João foi responsável por levantar uma das discussões mais importantes da edição. 


O brother denunciou um comentário racista de Rodolffo, após o sertanejo comparar o seu black power com uma peruca de homem das cavernas. Ele expôs a situação durante o Jogo da Discórdia, onde citou o cantor como ‘jogo sujo’. 


Fora da casa, o episódio gerou debate sobre racismo e o tema foi encarado com uma dualidade de discursos: um grupo defende o sertanejo e diz que João estava sendo vitimista; já o outro lado mostra a fala racista do cantor e afirma que ele não assume o erro.


Nas redes sociais, vários internautas pontuaram o fato do João ter denunciado o racismo que sofreu na casa como responsável pela sua eliminação nesta quinta (22/4), com 58,86% dos votos.


Já o seu outro conflito na casa foi com a cantora Pocah, com quem manteve uma relação de altos e baixos no decorrer do programa.  Mas o divisor de água entre eles aconteceu na dinâmica de remontar o pódio, em que o mineiro apontou a cantora como quem “não ganha” o reality, por ter “perdido aliados” no jogo. 


A sister não gostou da justificativa e os dois trocaram farpas durante o ao vivo. No dia seguinte, eles conversaram e Pocah decidiu que iria se afastar para não sofrer com os votos na reta final do programa.


O brother chegou a desabafar sobre a situação com as demais sisters e confessou ter ficado triste com o desfecho: “Eu queria que fosse diferente, confesso. Mas respeitei muito o que ela me disse”, afirmou o professor, que completou: "O que deve ter rolado com ela foi uma decepção comigo". 


Para além do jogo, durante sua trajetória, o professor mineiro cultivou uma grande aliança com Camilla de Lucas, e os dois foram chamados carinhosamente de “gêmeos”. Eles nunca esconderam que sempre foram prioridade um para o outro, e se protegeram do início ao fim do reality. 


Nas últimas semanas, Juliette também se aproximou de João e Camilla, e os três firmaram uma nova aliança no jogo. Em certo momento, o público chegou até a se animar com o surgimento de um novo ‘G3’.

 

João também foi muito elogiado por sua postura de acolhimento com os demais confinados. Após a eliminação de Sarah, Gilberto ficou extremamente abalado e se desesperou ao ver a amiga saindo do programa. Durante o ‘surto’, João fez questão de acolher o economista. O professor o abraçou e ficou do seu lado até que o brother se acalmasse: “Calma, respira, Gil”.

Em outros momentos, ele também demonstrou empatia, carinho e cuidado com Lumena, Juliette, Carla Diaz e Camilla durante sua trajetória.


Com seu jeito observador e acolhedor, o mineiro conseguiu chegar até o ‘top 8’ do BBB21, e deixou a casa faltando apenas 12 dias para o fim do programa. Apesar da eliminação, João se diz muito orgulhoso de toda sua história no reality:


“Eu estou muito feliz com a minha trajetória, de verdade, não consigo ver nada que me assombra, que me deixa preocupado. Estou muito feliz, eu estou muito tranquilo", disse o professor, na saída da casa. 

MAIS SOBRE SERIES-E-TV/REALITIES