Relembre a história da cantora Paulinha Abelha, do Calcinha Preta

Artista canta forró desde criança e se destacava como uma das principais vozes do forró eletrônico no Brasil

Reprodução/Instagram
Cantora Paulinha Abelha, da banda Calcinha Preta (foto: Reprodução/Instagram)

Paulinha Abelha morreu na noite da última quarta-feira (23/02), aos 43 anos, após ficar internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por 12 dias em um hospital particular de Aracaju, em Sergipe.

cantora apresentou problemas renais que gerou danos neurológicos e entrou em coma profundo, no grau mais baixo da Escala de Glasgow – o estágio mais grave dessa métrica que avalia o nível de consciência de um paciente.

 

Em nota para o público, a assessoria de imprensa do hospital confirmou a morte da vocalista da banda Calcinha Preta. Segundo a equipe médica responsável, a artista teve um agravamento de lesões neurológicas nas últimas horas. A morte cerebral foi constatada na sequência.

 

"O Hospital Primavera comunica, com pesar, que a cantora, Paula de Menezes Nascimento Leca Viana, Paulinha Abelha, faleceu hoje às 19h26 em decorrência de um quadro de comprometimento multissistêmico. Nas últimas 24 horas apresentou importante agravamento de lesões neurológicas, constatadas em ressonância magnética, e associada a coma profundo. Foi então iniciado protocolo diagnóstico de morte encefálica, que confirmou hipótese após exames clínicos e complementar específicos. Ela estava internada no Hospital Primavera desde o dia 17 de fevereiro, sob os cuidados das equipes médicas de terapia intensiva, neurologia e infectologia", diz a nota de falecimento.

Trajetória 

Paula de Menezes Nascimento Leça Viana nasceu em Simão Dias, pequena cidade de pouco mais de 40 mil habitantes do interior de Sergipe em 16 de agosto de 1978. Paulinha iniciou a carreira com 12 anos de idade, cantando em trios elétricos nas cidades do interior de seu estado natal.

 

A trajetória em bandas começou com a Flor de Mel e Panela de Barro, porém, precisou interromper a carreira por dificuldades financeiras. O sucesso veio aos 21, quando a artista foi indicada por Daniel Diau para compor os vocais da banda Calcinha Preta, em 1998. No mesmo ano que chegou ao grupo, Abelha participou da gravação do quinto álbum da banda de forró eletrônico, cantando hits como Eu vim pra te ver e Só você me faz feliz.

 

A virada para os anos 2000 e a gravação do sexto álbum do grupo consolidaram o espaço da vocalista no Calcinha Preta por conta da afinação e da potência vocal, além da sua simpatia e a presença de palco. Paulinha Abelha ficou por 12 anos sendo umas das principais vozes do grupo. Neste período, a mesma participou da gravação de 22 álbuns e 3 DVDs mas também teve diversas idas e vindas com a banda. A artista gravou alguns dos principais sucessos da banda de forró como Você não vale nada, Sonho lindo, Louca por ti, Ainda te amo, Furunfa e Liga pra mim.

 

Querida pelo público e pelos integrantes da banda, Paulinha ganhou uma música com seu nome, em uma versão adaptada da canção Without you, de Mariah Carey. A faixa é uma das canções de maior sucesso do Calcinha Preta, na voz de Daniel Diau.

 

"Essa música é de 2007, eu era recém-casada. O fã mandou uma carta e o empresário teve essa ideia de fazer uma versão. Na verdade é paródia, mas a gente chama de versão", contou a cantora em entrevista ao podcast g1 ouviu.

Paulinha deixou o grupo em 2010 para integrar a banda GDO do Forró, mas não teve destaque na cena do forró. Em agosto do mesmo ano, Paulinha se desliga do grupo para dar início a um novo projeto Paulinha & Marlus, ao lado do seu então marido, o cantor Marlus Viana, também ex-integrante da Calcinha Preta. Mas em 2014 a dupla anunciou o retorno à banda e anunciou a separação em 2015, depois de dez anos juntos. A canção de maior sucesso do casal no grupo é o hit Ainda te amo.

Em 2016 Abelha deixa o Calcinha Preta pela segunda vez, juntamente com Silvânia Aquino, sua grande dupla desde o auge do sucesso. As duas se unem a Daniel Diau formando um novo grupo, o trio Gigantes do Brasil. O projeto não ganha força e no mesmo ano foi anunciado seu fim.

 

Com isso, as duas vocalistas criaram o projeto Silvânia & Paulinha. Em 2018, a dupla desistiu da parceria e os três retornam à banda de origem, onde permanecem desde então, formando um quarteto com Bell Oliver.

 

A Calcinha Preta gravou o álbum visual intitulado CP 25 Anos, em fevereiro de 2020 em comemoração aos 25 anos da banda. Na ocasião, Paulinha Abelha cantou a música Baby doll, sucesso dos anos 2000 que seguia no repertório do grupo. A cantora usou um figurino com as cores do arco-íris e abriu o show falando que não aceitava preconceito. A faixa é vista como um "hino lésbico", por falar de uma paixão entre duas mulheres que se tocam e se amam.

Em 2022 os integrantes da banda Calcinha Preta retornavam à rotina de shows após meses sem apresentações por conta da pandemia do Covid-19. Neste período, o quarteto, que passou por dificuldades fez muitas lives.

MAIS SOBRE MUSICA