Após internação, Luciano Szafir diz que terá que reconstruir o intestino

Ator ficou 32 dias no hospital; complicação surgiu ao longo da recuperação da doença e pelo uso de anticoagulantes

Reprodução/TV Globo
Luciano Szafir (foto: Reprodução/TV Globo)

Luciano Szafir segue enfrentando dificuldades após ter recebido alta médica. O ator ficou 32 dias internado no Hospital Copa Star, em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, por complicações da Covid-19 e duas cirurgias, o artista falou com a repórter Renata Capucci, do Fantástico, da TV Globo, na noite deste domingo (25/07), sobre o processo de recuperação.  

 

 

O pai de Sasha Meneghel revelou durante o bate-papo que ainda lida com as complicações do novo coronavírus e que ainda serão necessárias algumas novas cirurgias para reconstruir a região intestinal, que ficou debilitada como consequência do tratamento contra a embolia pulmonar.

 

Para tratá-la, Luciano fez uso de anticoagulantes, o que provocou uma perfuração em uma alça intestinal que fez sangrar na cavidade abdominal.  

 

"Tenho aí uma luta aí pela frente de alguns meses. Depois eu tenho que fazer muita cirurgia para reconstruir o intestino, mas tudo bem. É um dia de cada vez. Abro o olho hoje, e a primeira coisa que eu faço é agradecer à vida", afirmou. 

 

Emocionado, Szafir afirmou que chegou a achar que não sobreviveria: "Não dá para descrever. Não dá para descrever o quão próximo... Eu achei que eu ia embora. O entubar foi a pior coisa da minha vida. Lembro que falei: não sei se saio daqui ".  

 

No período mais turbulento, a filha de Luciano com Xuxa Meneghel, interrompeu a lua de mel e antecipou o retorno ao Brasil, rapidamente por conta do estado de saúde do ator, ele contou que ela e todos os outros familiares não saíram de seus pensamentos durante toda a internação.  

 

Além de Sasha, que tem 22 anos, Szafir é pai de Mikael e Davi, de 7 e 6. Os meninos são frutos do seu casamento com Luhanna Melloni.  

"São duas lutas: contra vírus e contra a cabeça. O tempo todo eu pensava nos filhos, na minha mulher, na minha família, sabe? (...) É muito difícil pensar em quem você ama e saber que você pode deixá-los a qualquer momento".

Luciano Szafir

 

 

Confira, abaixo, um trecho da entrevista exclusiva: 

 

 

Covid-19 

 

Luciano enfrentou a doença pela segunda vez, a primeira foi em fevereiro deste ano, quando ele ficou isolado e conseguiu se curar sem enfrentar internação.

 

O ator sentiu os primeiros sintomas leves da doença no dia 15 de junho, dia em que a capital fluminense iniciou a vacinação de pessoas com 52 anos de idade, a sua faixa etária. Szafir recebeu orientações médicas para não se vacinar e fazer uma tomografia, que revelou o comprometimento de 25% do pulmão. O empresário foi internado no dia 22 de junho, já com diagnóstico de Covid-19

 

A doença tornou-se agressiva e passou a comprometer 50% do pulmão. Em 2 de julho, o artista desenvolveu uma embolia pulmonar. Quatro dias depois, os médicos descobrem uma complicação grave, uma perfuração na alça intestinal, e Luciano passa por uma cirurgia realizada às pressas e é intubado, o ator só voltou a respirar sozinho no dia 10 de julho. 

 

Szafir foi extubado e publicou vídeo emocionante nas redes sociais para acalmar os fãs. Entretanto, no dia 14 de julho, ele sofre outro sangramento e passa por uma segunda cirurgia para evitar coágulos no pulmão. No dia 24 de julho, o artista recebeu alta hospitalar.