Djonga se pronuncia após Justiça de SP proibir frase 'Fogo nos racistas'

Juiz determina que citação seja apagada da rede social de uma vítima de racismo e o pagamento de R$ 5 mil por dano moral

Reprodução/Instagram/Montagem
O rapper mineiro Djonga tornou a frase 'Fogo nos racistas' popular com sua música Olho de Tigre (foto: Reprodução/Instagram/Montagem)

rapper mineiro Djonga se pronunciou sobre a decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) de determinar a exclusão de uma postagem com a frase 'Fogo nos racistas' no Facebook.

O post em questão tinha sido feito por uma enfermeira negra onde ela relata uma agressão racista sofrida pela irmã em uma loja no centro de Mogi Guaçu, cidade a 172 km de distância da capital. A mulher usou uma foto que mostrava um cartaz com a frase, que ganhou projeção nacional por conta da música Olho de tigre, de Djonga, presente no disco de mesmo nome lançado em 2017. Na faixa, ele canta versos como "Na hora do julgamento, Deus é preto e brasileiro/ E pra salvar o país, cristão, ex-militar/ Que acha que mulher reunida é puteiro".

 

Repercutindo a sentença do juiz Schmitt Corrêa da 3ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça da capital paulista que determinou a exclusão do post e o pagamento de R$ 5mil por dano moral, o cantor Djonga comentou em seus stories do Instagram.

 

"No mesmo país em que um presidente fala que uma mulher 'não merece ser estuprada pq é feia', que fala frases como bandido bom é bandido morto...  Vc não pode gritar 'Fogo nos racistas''. É, já sei qual o tipo de bandido eles aturam", disparou.

 

Apesar de ter feito a frase famosa, o músico fez questão de reforça que ela não foi criada por ele. Vale destacar, que nos últimos anos, artistas usam a frase 'Fogo nos racistas' na luta antirracista. "Quando eu trouxe essa frase em 'Olho de tigre'”, eu não sabia que ela se tornaria um dos gritos mais importantes da nossa geração. Nunca me apropriei dela como minha, inclusive por sentir que o caráter dela é maior que artístico. Eu e meus irmãos, minhas irmã, fomos perseguidos uma vida inteira, fomos acusados do que não fizemos uma vida inteira, alguns de nós tomaram tiro... por uma vida inteira fomos relatados na mídia em tom de deboche", destacou.

 

"A reação que eles têm contra 'bandidos' é meter a bala sem espaço pra defesa... e você sabe o que é um 'bandido'…  se a nossa reação contra a mentira deles é gritar 'Fogo nos racistas' é um absurdo! (Olha que nem concretizamos) Mas a pergunta é: Tá com medo de quê? O racista é você?", acrescentou.

 

Na última quinta-feira (28/04), Djonga também compartilhou nas redes que uma postagem sua, que anunciava a venda de uma camisa com a frase, foi excluída da rede. "O Instagram acabou de excluir minha publicação, da venda da camisa 'Fogo nos racistas'... É isso, o resto é interpretação", escreveu o artista.

 

Confira, abaixo:

Reprodução/Instagram
Post de Djonga com frase Fogo nos racistas é excluída do Instagram (foto: Reprodução/Instagram)