Sem Lula e Bolsonaro, emissoras podem desistir dos debates eleitorais

Canais estão perdendo o interesse nos embates devido à incerteza da presença de líderes nas pesquisas

Reprodução/Instagram/Montagem
Lula e Bolsonaro (foto: Reprodução/Instagram/Montagem)

As Eleições 2022 estão cada vez mais próximas e, por isso, os canais se preparam para a cobertura. Mas uma situação está gerando preocupação nos bastidores de TV: os debates políticos nas principais emissoras.

De acordo com as informações do colunista Flávio Ricco, do portal R7, os debates envolvendo os candidatos ao cargo de presidente da República se tornaram uma verdadeira dúvida nos corredores de várias emissoras, como TV Globo, SBT, Band e RedeTV!.

 

Nos últimos anos, criou-se uma tradição do Grupo Bandeirantes abrir e a Globo fechar esses embates promovendo o encontro entre presidenciáveis poucos dias antes da eleição. Deverá acontecer no dia 29 de setembro, caso haja segundo turno, a atração está agendada para o dia 28 de outubro, ambas serão mediadas pelo âncora e editor-chefe do Jornal Nacional, William Bonner.

 

Entretanto, os dois principais candidatos em 2022, Luís Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Messias Bolsonaro (PL), que lideram as pesquisas eleitorais com larga vantagem sobre os demais candidatos e são os mais cotados para avançar para o segundo turno, não confirmaram participação em nenhum debate. Sem eles, o projeto que é uma das apostas dos canais para a cobertura perde o apelo junto ao público.

 

Assim como nas eleições em que foi eleito, o atual presidente da República Jair Bolsonaro já sinalizou que não deve ir aos debates do primeiro turno, o político disse também que vai apenas aos encontros se houver segundo turno. Enquanto isso, Lula também já pontuou que não deve ir nas sabatinas, caso Bolsonaro não esteja presente, o petista também está focado em fazer uma campanha de corpo a corpo na intenção de converter os 47% de intenções de voto no primeiro turno, segundo a última pesquisa do instituto Datafolha.

MAIS SOBRE SERIES-E-TV