William Bonner se desculpa por exibir fake news na cobertura da guerra

Apresentador do Jornal Nacional leu comunicado cheio de argumentos para assumir que o principal telejornal do país deu uma informação falsa

Reprodução/TV Globo
William Bonner cita erro no Jornal Nacional e pede desculpas ao vivo (foto: Reprodução/TV Globo)

Com 24 dias de atraso, o jornalista William Bonner, apresentador e editor-chefe do Jornal nacional, da TV Globo, assumiu na edição da última segunda-feira (21/03) que o telejornal "errou" ao divulgar, em 25 de janeiro, que o tanque que atropelou um carro dirigido por um civil era russo.

âncora leu uma errata ao vivo e explicou aos telespectadores que a emissora levou a informação sem total certeza dos fatos, no entanto, reforçou que as imagens são verídicas.

 

A equipe jornalística do principal jornal do Brasil foi traída – assim como diversos veículos de imprensa estrangeiros – pelo apelo de uma imagem impactante sobre o início da guerra entre Rússia x Ucrânia.

 

"No início da invasão, no dia 25 de fevereiro, o Jornal Nacional publicou imagens emblemáticas: um tanque que mudou de rota e esmagou um carro. Na escala da manchete daquela edição, dissemos que um tanque russo cometeu uma covardia brutal. E essa afirmação não tinha base suficientemente solida para ser feita. Foi um erro", iniciou Bonner.

 

"Passados 24 dias, todo o esforço exaustivo da imprensa resultou numa certeza: não é possível afirmar se o tanque estava sendo conduzido por russo ou ucranianos. Por isso, e em respeito ao trabalho correto e dificílimo dos nossos colegas da Globo, é preciso fazer esse esclarecimento, ainda que tardio, com nosso pedido sincero de desculpas. O Jornal Nacional vai estar ainda mais atento em nossas apurações", acrescentou.

 

Na cena é possível ouvir sons de tiros e, em seguida, o tanque que mudou repentinamente de rota esmaga um carro que transitava em sentido contrário pela avenida. Em outra imagem, civis aparecem tentando ajudar a resgatar uma pessoa presa nas ferragens do veículo.

 

Apesar de, inicialmente, diversos veículos de imprensa noticiarem o atropelamento como se tivesse sido feito por um tanque russo, investigações posteriores não permitem afirmar qual é a procedência do veículo, já que o modelo do tanque visto na imagem é usado tanto por russos quanto por ucranianos.

 

De acordo com a checagem feita pelo Observers, do veículo France24, o tanque seria do Exército ucraniano, do modelo Strela-10, que dispara mísseis antiaéreos. O veículo também não tem a letra Z, características comuns em tanques russos.

 

Segundo a publicação, na época havia um confronto direto na região, e é possível que o tanque tenha atropelado o carro ao tentar desviar do fogo cruzado.

MAIS SOBRE SERIES-E-TV