Diretor de Friends rebate críticas por falta de diversidade em especial

'O que mais de diversidade eles querem?', disparou Ben Winston relembrando que o elenco foi formado em 1994 

Divulgação/HBO Max
Elenco de Friends no episódio especial Friends: The reunion  (foto: Divulgação/HBO Max)

Friends foi exibida, originalmente, entre 1994 e 2004. Já o episódio especial de reunião da sitcom, intitulado Friends: The reunion, foi lançado pela HBO Max no final de maio deste ano, 17 anos depois do fim da série, e tem sido detonado pela falta de diversidade no elenco. O tema é pauta antiga entre os fãs da série. 

 

Ben Winston, que dirigiu o episódio comemorativo de quase duas horas de duração, decidiu enfim abordar as críticas sobre a falta de diversidade do elenco do seriado. 

 

Em entrevista ao jornal britânico The Times, Ben foi questionado por qual motivo nenhum dos poucos atores negros da série original participou do episódio de reencontro. O diretor explicou que nem todas as celebridades convidadas puderam estar presentes.  

"Nem todos puderam participar. Tivemos Malala Yousafzai [ativista paquistanesa], Mindy Kaling [atriz de origem indiana], BTS [a banda sul-coreana]. Há três mulheres de Gana, dois garotos do Quênia, três crianças da Índia. Estou muito satisfeito com o show que conseguimos montar".

Ben Winston 

 

 

Winston afirmou, a respeito dos seis protagonistas, Jennifer Aniston (Rachel), Courteney Cox (Monica), Lisa Kudrow (Phoebe), Matt LeBlanc (Joe), Matthew Perry (Chandler) e David Schwimmer (Ross), que são todos brancos, que não tem como alterar os atores.  
 
E disparou ao frisar que Friends foi criada em 1994, muito antes das discussões sobre diversidade na mídia, principalmente, pessoas.  
 
“O que mais de diversidade eles querem? O elenco é o elenco. Foi formado em 1994. Acho interessante o quão bem ele [elenco] resiste ao tempo”, finalizou.  
 
Recentemente, criadores do seriado falaram abertamente sobre o tema em entrevista ao The Hollywood Reporter.  
 
“Há prioridades diferentes hoje em dia e muita coisa mudou. É importante, hoje, que as séries reflitam como a sociedade realmente é. Nós não tínhamos a intenção de ter um elenco todo formado por brancos”, disparou Kevin Bright.  

"Nós não tínhamos a intenção de ter um elenco todo formado por brancos".

Kevin Bright 

 
 
Martha Kaufmann acrescentou: "Naquela época, não havia uma decisão consciente. Vimos pessoas de todas as raças, religiões, cores. Estas foram as seis pessoas que escalamos". 
 
Confira, abaixo, o trailer de Friends: The reunion 
 
 

 

MAIS SOBRE SERIES-E-TV