China censura Lady Gaga, BTS e Justin Bieber em Friends: The Reunion

Artistas tiveram desavenças com o país asiático nos últimos anos

Divulgação/Warner
Friends: The Reunion (foto: Divulgação/Warner)
especial Friends: The Reunion, reencontro do elenco 17 anos após o fim da série, não agradou ao governo Chinês. Cenas com Justin Bieber, o grupo de k-pop BTS e a cantora Lady Gaga foram censuradas no país asiático.

A produção foi lançada nesta quinta (27/5) pela HBO Max, que só chega no Brasil em 29 de junho. O motivo da censura é porque os artistas foram banidos da nação asiática por desavenças anteriores.

Em 2014, Justin Bieber foi banido após publicar no Instagram uma foto do Santuário Yasukuni, no Japão, símbolo de homenagem aos mortos em guerras, muitas delas contra a China.

Em 2016, Lady Gaga virou persona non grata em Pequim após um encontro com Dalai Lama, líder do Tibete, nação com a qual a China mantém relações conflituosas há séculos.

Na cerimônia do Oscar de 2019, a atriz chegou a ter o rosto borrado nas sequências em que apareceu na plateia, além de ter seu discurso e performance da canção Shallow cortadas do show.

Já o grupo sul-coreano BTS foi alvo de críticas do governo chinês após ter se recusado a mencionar os sacrifícios das tropas chinesas na Guerra da Coreia. 

Friends: The Reunion foi exibido na China em três partes, cada uma sendo exibida em um streaming específico.  O especial será lançado no Brasil com legendas em português, e sem cenas cortadas, dia 29 de junho, data da chegada do HBO Max. Veja o trailer:
 
Erro ao renderizar o portlet: 0000 - Main - Vitrine

Erro: 

MAIS SOBRE SERIES-E-TV