''Sou asmático, o que devo fazer durante a pandemia de coronavírus?''

Infecções respiratórias virais geralmente provocam surtos de asma; é natural que asmáticos temam estar no grupo de risco da pandemia

Pixabay
"Bombinha" é arma dos asmáticos para combater os episódios da doença (foto: Pixabay)

O novo coronavírus respiratório COVID-19 é particularmente preocupante para as pessoas que sofrem de asma.

As infecções respiratórias virais, em particular aquelas que causam o resfriado comum, geralmente desencadeiam surtos de asma. Eles são a principal razão para episódios de asma em crianças e adultos durante o outono e o inverno.

Portanto, é natural que os asmáticos temam que possam estar em maior risco durante a pandemia de coronavírus.

Ainda não sabemos se as pessoas com asma são mais suscetíveis a desenvolver formas graves se adquirirem a COVID-19. Mas há muita coisa que os asmáticos podem fazer para minimizar o impacto de qualquer infecção viral, seja o resfriado comum ou o coronavírus.

A asma é caracterizada por inflamação no revestimento das passagens aéreas do pulmão. Para a maioria dos adultos asmáticos e algumas crianças asmáticas, a condição é de longo prazo.

A inflamação asmática das vias aéreas persiste com o tempo, mesmo entre ataques agudos, e contribui significativamente para os sintomas do dia a dia para algumas pessoas.

Se essa inflamação das vias aéreas não for tratada, pode resultar em estreitamento progressivo das vias aéreas. A função pulmonar normal pode nunca retornar.

Ter um "bom controle da asma" é o principal ponto de partida para reduzir seu risco.

Isso inclui:

- sintomas diários mínimos ou inexistentes;
- não acordar durante a noite com sintomas de asma;
- não ter ataques de asma;
- ter uma boa função pulmonar, para que você possa realizar todas as suas atividades diárias normais sem qualquer limitação.
Um bom controle da asma é possível com medicação regular (de alívio e preventiva).

Os aliviadores são broncodilatadores, o que significa que agem rapidamente para relaxar os músculos das vias aéreas e abrir as passagens respiratórias para permitir a respiração normal.

O salbutamol é de longe o mais conhecido e amplamente utilizado, normalmente como um inalador de aerossóis (spray dosimetrado).

Os medicamentos preventivos para asma mais utilizados contêm um corticosteróide inalatório (anti-inflamatório) e um broncodilatador de ação prolongada, que é um controlador de sintomas - uma combinação ideal.

O uso adequado do preventivo pode resultar em tão poucos sintomas que talvez você não precise usar remédios por muitas semanas ou até meses.

As pessoas que recebem medicamentos regulares para prevenção da asma devem continuar a tomá-los durante a temporada COVID-19 para maximizar suas chances de permanecer bem. A interrupção desses medicamentos pode aumentar o risco de ter asma mal controlada e o risco de um ataque grave ou até de internação hospitalar.

Um espaçador ajuda os asmáticos a tomar a medicação inalatória se tiverem dificuldade em aspirar os medicamentos.

Para minimizar o risco de surto de vírus respiratório, incluindo coronavírus, você deve:

- usar sua medicação preventiva todos os dias conforme prescrito;
- verificar onde está o seu inalador de salbutamol e se ele não acabou ou perdeu a validade;
- entrar em contato com seu médico para garantir que seu controle de asma seja o melhor possível e que seus medicamentos e doses atuais estejam adequados;
- certificar-se de ter um plano de ação atualizado sobre asma e como agir nas crises agudas;
- lembrar-se de tomar sua vacina contra a gripe.

Planos de ação escritos significam que você pode intensificar o tratamento se os sintomas piorarem. Eles fornecem orientações sobre quando iniciar tratamentos adicionais, como um curso de corticosteróide anti-inflamatório ou quando entrar em contato com um médico.

Seu pneumologista ou médico de família pode ajudá-lo a reconhecer os primeiros sintomas de um ataque ou crise de asma, escrever um novo plano e discutir a melhor maneira de gerenciar seus ataques para que você saiba exatamente o que fazer se os sintomas aumentarem.

Sabemos que o SARS CoV-2, o atual vírus pandêmico, pode se espalhar rapidamente por via aérea e, portanto, os nebulizadores não devem ser usados para tratar ataques de asma em casa ou no hospital.

Um bom controle da asma maximiza as chances de que, se você adquirir o coronavírus, ele tenha um impacto mínimo.

Se os seus medicamentos habituais para asma não estiverem funcionando para você, procure um médico imediatamente.

Enquanto isso, continue fazendo tudo o que puder para reduzir o risco de pegar coronavírus em primeiro lugar, distanciando e lavando as mãos com frequência.
 
Se você tem dúvidas ou sugestão de tema, envie para silviomusman@yahoo.com.br

Dr.Silvio Musman
Especialista em pneumologia, medicina do exercício e dos sono.