Coronavírus: como manter-se ativo durante a pandemia

Especialistas listaram dicas importantes incentivando as pessoas a incorporar movimento e atividade em sua rotina diária

Tolga AKMEN / AFPS
Se for pedalar, mantenha distância de pelo menos 2 metros em relação a outras pessoas (foto: Tolga AKMEN / AFPS)

Com a pandemia de coronavírus levando pessoas de todo o país a ficarem confinadas em suas casas, especialistas criaram algumas orientações para manter as pessoas ativas.

Profissionais do Centro de Ciências do Exercício, Nutrição e Saúde de Bristol escreveram algumas dicas importantes para o Sport England, incentivando as pessoas a incorporar movimento e atividade em sua rotina diária.

Embora as academias estejam fechadas, o exercício diário é uma das quatro razões pelas quais o governo aconselhou que não há problema em sair de casa. O conselho inclui:

- Você pode fazer uma forma de exercício por dia, por exemplo, caminhar, correr ou andar de bicicleta - sozinho ou com os membros da sua família.

- Enquanto estiver fora, mantenha sempre pelo menos dois metros de distância ou mais longe de qualquer pessoa fora da sua casa. Isso impedirá a propagação do vírus.

- Minimize o tempo lá fora e lave as mãos quando voltar para casa.

- Muitos recursos on-line foram disponibilizados gratuitamente para ajudá-lo a se manter ativo em sua casa ou no seu jardim.

- Se você está em isolamento domiciliar e tem mais de 70 anos, está grávida ou tem uma condição de saúde subjacente, mas se sente bem, também pode sair com a mesma ressalva de manter distância dos outros.

- Se você está em isolamento em casa porque tem sintomas ou alguém em sua casa os apresenta, não deve sair, mas isso não significa que deve parar de se mover. É realmente importante usar o movimento e a atividade como uma maneira de interromper sua rotina, mas apenas se você se sentir bem o suficiente.

- Se não estiver bem, use sua energia para melhorar e não tente ser ativo. Se conseguir sair da cama, faça-o, mas não tente fazer demais.

- Finalmente, se você se sentir melhor depois de ter tido o vírus, retorne à sua rotina normal gradualmente e certifique-se de ter períodos de descanso adicionais durante e após o exercício.


É realmente importante usar o movimento e a atividade como uma maneira de interromper sua rotina, se você se sentir bem o suficiente. Cozinhe, jogue jogos ativos, dance, entre no jardim se tiver um.

A atividade física é boa não apenas para a nossa saúde; protege contra uma série de condições crônicas e também é benéfica para o nosso bem-estar, que é de vital importância em momentos como este.

 

Se você tem dúvidas ou sugestão de temas, envie para silviomusman@yahoo.com.br

Dr.Silvio Musman – médico especialista em pneumologia, medicina do exercício e do sono.