"Estou gripado: posso ou não posso praticar esportes?"

Surpreendentemente, exercitar-se doente pode ajudar uma pessoa sentir-se melhor; entenda em que situações não haverá problemas para a saúde

PxFuel
(foto: PxFuel)

A temporada de gripes e resfriados de verão pode tentar atrapalhar seus planos de um ano novo mais saudável, mas a boa notícia é que você pode seguir em frente.


Especialistas em Medicina Esportiva afirmam que não há impedimento em continuar sua rotina regular de exercícios quando você está com um resfriado.


Exercitar-se quando doente aumenta a frequência cardíaca, faz o coração acelerar e promove um fluxo sanguíneo saudável. Também abre seus pulmões e libera endorfinas. Tudo isso pode ajudá-lo a se sentir melhor.


Se você se sentir cansado mais cedo do que normalmente, é sinal de que deve dosar a intensidade do exercício para um nível inferior que você possa tolerar.

           Leia também: ronco, apneia, férias e fim de ano, por que o sono pode piorar?


Se estiver congestionado, com chiado no peito ou com falta de ar, deve também diminuir a intensidade. Fadiga intensa ou tosse descontrolada são sinais de que é hora de descansar.


Duas situações podem causar problemas para o exercício quando você não está se sentindo bem:  algumas pessoas têm dificuldade em respirar ao se exercitar ao ar livre, no ar frio e seco, e nesses casos devem realizar seus exercícios em ambientes fechados até se sentirem melhor; nadadores congestionados podem ter mais dificuldade em respirar, e o cloro na piscina pode piorar o congestionamento.


Aqueles que têm problemas gastrointestinais podem achar a corrida ou outras atividades problemáticas ou desconfortáveis %u200B%u200Be devem evitá-las até se sentirem melhor.


Não se recomenda iniciar uma rotina de exercícios quando estiver doente, porque você não tem uma linha de base com a qual possa comparar a resposta do seu corpo.


               Veja também: "Doutor, afinal de contas, o que eu tenho é asma ou bronquite? 


A única situação que definitivamente não se aconselha exercitar-se é se você estiver com febre.
O exercício naturalmente causa um aumento na temperatura do corpo. Quando você está com febre, a temperatura já está mais alta que o normal. Se você está com febre, o exercício pode fazer com que a temperatura do seu corpo aumente ainda mais para um nível perigoso.


Para as pessoas que se exercitam em uma academia ou outro espaço compartilhado, ou que compartilham equipamentos, lembramos que sempre deve-se cobrir a boca com o braço quando tossir para não pulverizar germes nas mãos e no ar ambiente.


É recomendado também limpar qualquer equipamento com gel ou toalhetes desinfetantes quando você terminar de usá-lo.

                            E mais: dor de garganta, quando procurar um médico? 


A recuperação completa pode demorar por alguns dias ou semanas. Nesse intervalo, aumente lenta e progressivamente a carga de exercícios até que consiga atingir o nível normal que realizava antes de adoecer.

 

Se você ficou com dúvidas, mande pra mim:silviomusman@yahoo.com.br


Dr.Silvio Musman – especialista em Pneumologia, Medicina do Exercício e do Sono.