Absenteísmo no consultório médico: sabendo usar não vai faltar

Imprevistos acontecem, mas faltas não justificadas causam enorme prejuízo ao médico, que fica com espaços vazios na agenda

 mohamed hassan/PxHere
(foto: mohamed hassan/PxHere)

Imagine você, prezada leitora, a seguinte situação: você agenda consulta com seu Ginecologista e, no dia anterior à noite ou mesmo no dia da consulta, você menstrua e entende não poder comparecer. 
       
Essa situação não tão infrequente nos consultórios médicos públicos e privados nos remete à discussão sobre o absenteísmo às consultas médicas.  Diferenças culturais, hábitos locais, mau uso do sistema de saúde, dificuldade à acessibilidade à consulta médica e a falta de responsabilização do paciente podem explicar as ausências às consultas. 

As faltas não justificadas causam enorme prejuízo ao médico, que fica com espaços vazios na agenda. Claro que imprevistos sempre podem acontecer e mais do que justificam o não comparecimento à consulta. Mas esses imprevistos devem ser informados com a maior antecedência possível para que o seu médico não fique prejudicado, assim como outro paciente que aguarda uma consulta e teve perdida uma oportunidade de ser convocado para aquele horário. Tenho uma paciente que é expert em marcar consulta e não comparecer. Aí considero um abuso!

Embora o Código de Defesa do Consumidor entenda a relação médico-paciente como uma relação de consumo, a relação médico-paciente na estrita concepção humana preza pelo bom senso, harmonia, respeito e, principalmente, pelo desejo de melhor cuidar.  O Código de Ética Médica estabelece que médicos têm o direito de, entre outros, serem remunerados de forma justa pelo exercício da Medicina e são impedidos de aceitar remuneração por atendimentos não prestados, exceção feita quando houver acordo entre as partes, como no caso das consultas psicanalíticas.

Eu fico pensando que, se você compra uma passagem aérea ou paga uma reserva de hotel e não comparece, o “no show” é penalizado com multa, embora você não tenha usufruído do serviço. Quando um usuário de plano de saúde paga a sua mensalidade, entendo que ele também já pagou pela consulta médica à qual não compareceu, porém isso não é considerado. Que tal se houver uma cláusula sobre absenteísmo nos contratos dos convênios? Assunto para discussão em outras esferas...

Mas a mensagem que eu gostaria de passar aos pacientes é que sempre haverá lugar para o bom senso. Imprevistos também acontecem aos médicos, que, às vezes, também  têm que cancelar agenda. Mas se você marcar consulta e não puder comparecer, basta avisar com antecedência. O seu médico agradecerá!
 
Tem dúvidas ou sugestões? Mande email para marcoszagury@hotmail.com