A importância das estatinas no primeiro ano do infarto do miocárdio

Estudos clínicos reforçam que as estatinas realmente têm benefícios nos pacientes portadores de doenças vasculares, seja doença cardíaca ou cerebral

Pexels/Pixabay
(foto: Pexels/Pixabay)

Estudos clínicos já realizados conseguiram suportar a eficácia do tratamento com estatinas na prevenção do infarto do miocárdio recorrente e na melhora da sobrevida a longo prazo.

Nesse estudo, os autores investigaram se a baixa adesão ao tratamento com estatinas, durante o primeiro ano após o infarto, estaria associada ao aumento da mortalidade no segundo ano de evolução.

Essa análise incluiu 54.872 pacientes sobreviventes ao infarto agudo do miocárdio, admitidos entre 2010 e 2012, nos hospitais da Suécia. A baixa adesão ao tratamento foi definida como uso menor que 50% da medicação recebida ou não ter usado estatinas.

Aplicando dados estatísticos, as associações entre a baixa adesão às estatinas e a ocorrência de mortalidade cardiovascular, não-cardiovascular, ou por todas as causas, foram estimadas para o segundo ano de evolução.

No geral, 20% dos pacientes com baixa adesão às estatinas morreram durante o primeiro ano após o infarto do miocárdio e 8% morreram no segundo ano. A análise revelou que a baixa adesão às estatinas está associada com aumento no risco de morte por todas as causas, por doença cardiovascular, e por doença não cardiovascular.

Os autores concluíram que, em um mundo real (mundo dos consultórios médicos), baixa adesão às estatinas, durante o primeiro ano após o infarto do miocárdio, está associada com aumento na mortalidade no segundo ano do infarto do miocárdio, reforçando a importância de se alcançar uma alta taxa de adesão ao tratamento com estatinas, logo após a ocorrência do infarto do miocárdio.

Os estudos clínicos hoje reforçam, cada vez mais, que as estatinas realmente têm benefícios nos pacientes portadores de doenças vasculares, seja doença cardíaca ou cerebral, e que nunca devemos negligenciar o seu uso em pacientes portadores de infarto do miocárdio ad aeternum.

Referência:
Khalaf k AK et al. Low adherence to statin treatment during the 1 st year after an acute myocardial infarction is associated with increased 2 nd-year mortality risk –and inverse probability of treatment weighted study on 54.872 patients. Eur Heart Journal Cardiovascular Pharmacoterapy .2021 DOI :10.1093.