Indicaram o uso de palmilhas para atividades físicas. É uma boa ou esquece?

Palmilhas não necessariamente trazem benefício para pessoas que não apresentam deformidade, calosidade ou dores; pelo contrário, podem causar prejuízos

Reprodução/Depositphotos
É preciso ter cuidado e procurar orientação médica se decidir pelo uso de palmilhas especiais (foto: Reprodução/Depositphotos)
Não é incomum os pacientes perguntarem sobre as indicações de rotina para uso de palmilhas mesmo naqueles que não sentem dor ou qualquer incômodo nas pernas e nos pés. As palmilhas tem o conceito de melhorar a adaptação do pé ao solo protegendo áreas de maior atrito ou maior carga na planta. O uso de palmilhas deve ter como objetivo um melhor contato do pé no solo propiciando uma distribuição de energia mais harmônica na região plantar.

Aquelas pessoas que não apresentam deformidade, calosidade ou dores a princípio não necessitam do uso de palmilhas por que estas não trarão nenhum benefício além daquelas já presentes nos calçados que utilizamos para realizar as nossas atividades esportivas.

Outro dado interessante é que o uso de palmilhas sem uma indicação precisa pode aumentar o volume dos pés dentro do calçado levando assim a atritos, calosidades, deformidade dos dedos e sensação de um calçado mais apertado e com maior pressão.

Não é incomum vermos pessoas que tem uma avaliação informal de que seu pé 'pronado', 'supinado' e também tem uma indicação informal para utilizar palmilhas para correção dessa deformidade. Nossos pés apresentam uma adaptação normal ao formato deles, mantendo um equilíbrio muscular e de pressão!

Uma modificação súbita desta harmonia adquirida durante longos anos pode levar a quadros de fratura por estresse tendinite e até deformidades agudas com dores incapacidade para continuar realizando as atividades físicas. É importante lembrar que devemos usar palmilhas ou até mesmo calçados para corrigir deformidades somente quando o formato dos nossos pés leva a algum sintoma que necessite essa modificação. Caso contrário, o equilíbrio que nós já apresentamos não precisa ser modificado ou adaptado somente por que há uma alteração aos olhos de quem avaliou.

Palmilhas devem ter indicações adaptativas aos nossos pés, sendo indicadas para corrigir a diferença de altura dos membros, deformidades associadas a dor ou alteração no balanço dos tendões e até mesmo para melhorar o atrito de calosidades. Não devemos usar palmilhas simplesmente porque temos uma alteração nos nossos pés sem quadro de dor ou de limitação.

Daniel Baumfeld, MD, PHD
Foot and Ankle Surgeon
Adjunct Professor Federal University of Minas Gerais