Artroscopia: uma inovação não tão nova assim

A cirurgia realizada com auxílio de câmeras ajuda a tratar diversas lesões articulares do joelho, quadril, tornozelo, ombro, entre outras

Naturwohl-gesundheit/Pixabay
(foto: Naturwohl-gesundheit/Pixabay)

A tecnologia nos ajuda muito a evoluir, facilita nossa vida, torna práticas e fáceis situações antes complexas e faz nossa rotina ser mais produtiva. Com certeza teríamos dificuldades de ficar livre da tecnologia que hoje utilizamos em nosso cotidiano e em nossas atividades de trabalho.

Na área médica dos cuidados e com os tratamentos de saúde não é diferente. As lesões ortopédicas tão comuns no nosso dia a dia , principalmente daqueles que praticam muita atividade física ou aquelas relacionadas ao envelhecimento e aos acidentes - são tratadas de forma minimamente invasiva há muitos anos.

Para se ter ideia, hoje utilizamos corriqueiramente a artroscopia, que é a cirurgia realizada com auxílio de câmeras através de mini portais para se conseguir acessar e enxergar dentro de uma articulação, para tratar diversas lesões articulares do joelho, quadril, tornozelo, ombro, entre outras.

Mas essa modernidade tão amplamente utilizada hoje é uma tecnologia que iniciou nas décadas de 1950 e 1960. As formas de utilizar esse método foram se aprimorando e modernizando para que hoje nós pudéssemos realizar a cirurgia de uma forma mais precisa, menos invasiva e com resultados mais eficientes.

Toda modernidade veio através da possibilidade de conseguirmos esterilizar óticas, conectá-las a aparelhos com definições de imagens fantásticas que permitem ao médico uma forma de identificar com clareza toda a anatomia e planejar de forma precisa todo o tratamento necessário.

E o mais bacana é que essas câmeras não são utilizadas somente para o tratamento de lesões de cartilagem intra-articulares. Elas também são utilizados para todas as cirurgias endoscopias dentro do abdômen, dentro do ouvido e até mesmo para tratar lesões do cérebro.

A modernidade nos ajuda, como paciente, a ser melhor tratado e ter uma solução menos agressiva e mais precisa dos nossos problemas de saúde, e permite ao médico conseguir se modernizar, a ponto de oferecer aos pacientes a melhor tecnologia, para o melhor tratamento.