Artroscopia: pioneirismo e inovação em Minas

A cidade de Belo Horizonte mais uma vez mostra seu protagonismo

lib.med.br
imagem de uma artroscopia de joelho realizada com câmera (foto: lib.med.br)


O primeiro curso de artroscopia das articulações do pé e tornozelo sediado no estado de Minas Gerais termina hoje em BH. No ano passado, a cidade já havia sido pioneira na realização de cursos de próteses de tornozelo e cirurgias minimamente invasivas para correção de  joanete , deformidade dos pequenos dedos.

O evento pioneiro está sendo realizado no ITC-BH (Instituto de Treinamento em Cadáver). Este centro de treinamento presenteia a Capital com toda sua tecnologia permitindo que todos os profissionais da área de saúde possam ter oportunidade para aprimorar seus conhecimentos e treinamentos em diversas áreas do corpo humano.

 O curso de artroscopia tem como objetivo o treinamento de médicos na realização de procedimentos com câmeras e instrumentos minimamente invasivos. Com aprendizado neste tipo de técnica, o médico pode realizar tratamento de lesões de cartilagem, lesões ligamentares e de tendões ao redor da articulação do pé do tornozelo, com a visão quase 20 vezes aumentada, facilitando e modernizando toda sua capacidade técnica. O curso é ministrado por médicos do mais alto gabarito e conta com alunos de diversas regiões, inclusive de fora do estado.

A busca constante pelo conhecimento, o primor em oferecer o melhor cuidado com a melhor técnica e a disponibilidade dos melhores centros fazem com que nosso país, nosso estado e a nossa cidade possam estar na vanguarda de todos os exames, estudos e ensinamentos modernos e tecnológicos.