Como se livrar de lesões musculares recorrentes

Lesões mais comuns ocorrem na região posterior da coxa e também na musculatura da panturrilha para os atletas que praticam esportes como futebol

Freepik
(foto: Freepik)


Todos os praticantes de atividade física seja ela amador ou profissional estão sujeitas as lesões musculares. Elas ocorrem principalmente nos membros inferiores por duas causas principais: sobrecarga e/ou excesso de tensão na musculatura ou incapacidade da própria musculatura de suportar o movimento a que foi submetida.

As lesões musculares mais comuns acontecem na região posterior da coxa e também na musculatura da panturrilha para aqueles atletas que praticam esportes como futebol, onde o chute é muito frequente e as lesões na região da musculatura da parte da frente da coxa também podem ocorrer!

Quando as lesões musculares se tornam recorrentes ou impedem a continuidade da atividade esportiva, devemos avaliar os fatores que podem predispor a ocorrência repetida dessas lesões. 

Dividimos essa avaliação em dois fatores: nutricionais/sobrecarga e fatores modificáveis que se relacionam à execução do movimento e a capacidade das outras áreas do corpo de absorver energia e trabalhar com harmonia.

As avaliações nutricionais vão desde dosagens de vitaminas e sais minerais até mesmo à quantidade de carboidratos e proteínas que são ingeridos para realizar atividade física. Ao mesmo tempo, identificamos se há um excesso na realização da atividade e seu corpo tem capacidade para fazer atividade que nós estamos programando.

Na avaliação do movimento, nós conseguimos identificar se há alguma alteração na harmonia e no balanço corporal, em que forças da musculatura do quadril ou ausência de mobilidade articular podem sobrecarregar a musculatura e levar a lesões musculares repetidas.

Para aqueles que convivem com episódios recorrentes de lesões musculares, uma avaliação completa com um fisioterapeuta especializado em treinamento físico e com um médico do esporte - para avaliar todas as questões baseadas em harmonia hormonal, nutricional e capacidade de carga - pode levar a solução dos problemas.