Existe fórmula ideal para fazer exercício em academia?

Carga, número de repetições, quantidade de séries, tempo de descanso. O treino é complexo e tem inúmeras opções que podem mudar conforme a meta

Jonathan Borba/Unsplash
(foto: Jonathan Borba/Unsplash)

Sempre escutamos, quando entramos em uma academia, que devemos seguir séries recomendadas de exercícios para atingir nossos objetivos. São séries de 10, quatro séries de 8, e assim vai. Parece até que são números mágicos para atingirmos o ideal do ganho muscular ou da preparação física.

É importante lembrar que essas orientações servem só para estabelecer uma rotina métrica dos exercícios, para nos orientarmos nos aparelhos e nas séries. Os números não refletem performance ou ganhos. Isso se compara da mesma forma quando corremos na esteira para ganharmos qualidade cardiovascular. Qual a diferença de correr 20 minutos a 9 km/h ou 10 minutos alternando entre 15km/h e 7km/h ? Muda muito nos ganhos de performance.

Carga, número de repetições, quantidade de séries, tempo de descanso. O treino é complexo e tem inúmeras opções que podem mudar conforme a meta: perder peso, ganhar resistência, definir o corpo ou aumentar massa muscular.

O mais importante para desenvolver força e hipertrofia (ganho de massa magra) é fazer os exercícios até a falha muscular - momento em que você não consegue executar mais nenhuma repetição. E isso independe do peso ou do número de repetições.

Há evidências de que, para hipertrofia, planos baseados em estímulos metabólicos - que geram um grande estresse no organismo -, com menos carga e mais repetição, também são eficientes quando levam à falha muscular.

Tanto para quem quer reduzir a gordura corporal e definir os músculos, quanto para quem deseja aumentar o fôlego, oideal é trabalhar com cargas moderadas, visando alta frequência cardíaca média.

O jeito mais fácil de saber o peso adequado na musculação é testando, e a forma mais fácil de controlar a frequência cardíaca è utilizando os gadgets e frequencímetros.

Lembre que nosso músculo não sabe contar (rsrsrs). Cada um de nós tem o próprio ideal a ser identificado durante a prática do exercício