Grande dedo do pé: hálux valgus (joanete) ou hálux rígidos (artrose)

Os termos médicos podem ser muito complexos e nos confundir em algumas oportunidades. Veja as diferenças entre os dois tipos de deformidade

Klara Kulikova/Unsplash
(foto: Klara Kulikova/Unsplash)

É de senso comum que o abaulamento na parte interna do grande dedo seja conhecido como joanete, levando a uma deformidade do com seu alargamento e uma grande dificuldade de usar calçados regulares. Mas nem sempre essa protuberância é chamada de hálux valgus.

Quando a área mais proeminente, com sua vermelhidão e calosidade se encontra na região mais superior do dedo, esta deformidade é mais conhecida como hálux rígidos ou artrose do hálux.

A principal diferença para o joanete é a perda progressiva de movimento do dedo, o que não acontece comumente com o joanete.

O hálux rígidos é a condição artrosica mais comum do pé, afetando 1 em cada 40 pessoas com mais de 50 anos e normalmente se desenvolvendo em pessoas com mais de 30 anos. Normalmente afeta mais mulheres que homens.

A maioria dos pacientes queixa de dor quando força esta articulação, principalmente em uso de calçados com solado muito flexível, ou em movimentos para abaixar, correr, descer escadas e chutar bola.

É sempre bem visível um esporão ósseo na parte superior da articulação do dedão do pé, que pode ser agravada pela fricção na parte interna do sapato. Quando tentamos elevar o grande dedo, o movimento é bem restrito e associado a dor nos seus extremos.

Não há causas definidas conhecidas, mas a genética, o formato do dedo e o tipo de atividades laborativas podem ser fatores predisponentes.

O diagnóstico e realizado através do exame clínico e radiografias.

Existem tratamentos não cirúrgicos, como adaptação de calçados, palmilhas e medicamentos para proteção da condição artrosica, ou tratamento cirúrgico, em que o objetivo é eliminar o fator causal e retornar à mobilidade do dedo.

Quando avaliamos estas duas condições, encontramos diferenças claras e seu médico pode ajudar a explicar melhor as possibilidades de tratamento de cada uma delas.