Correr é uma arte que movimenta todo o corpo

Olhos, cabeça, braços e pernas, e até mesmo a nossa pele se adaptam no movimento de corrida


pixabay
Correr movimenta todos as partes do corpo (foto: pixabay)


Já parou para pensar quantas ações adaptativas nosso corpo tem durante uma corrida? Muitas delas passam até desapercebidas.

Faça um teste: quando corremos em uma esteira, conseguimos ver filmes e quando corremos ao ar livre conseguimos tranquilamente ver todo o ambiente ao nosso redor, mas experimente balançar na nossa frente a tela de um celular, não conseguimos ver quase nada, não conseguimos focar na tela e nem construir uma imagem clara.

Essa é a adaptação fantástica dos nossos olhos e cabeça durante o movimento de correr, conseguimos estabilizar o olhar, focar em uma imagem durante o balanço do nosso corpo.

Outra ação interessante é a harmonia entre braços e pernas. Tente correr com os braços parados ou com os braços em ação contrária a das pernas, o movimento fica estranho, desconfortável e até desengonçado.

Isso acontece devido ao deslocamento do centro de gravidade do nosso corpo e pelo trabalho conjunto dos nossos grupos musculares do membro superior e interior. Sem ação conjunta o movimento não ocorre com fluidez.

Nossa pele também tem uma grande influência. A sensação do ar tocando a pele, a troca de calor constante, o suor e a pressão gravitacional são um dos fatores que nos dão a consciência de velocidade, fadiga, direção e equilíbrio.

Através da nossa pele também podemos ajudar a direcionar a tensão dos nosso músculos. Você já viu alguém usar quelas faixas coloridas aderidas à pele (tapes)? Pois é, essas fitas têm o objetivo de direcionar nossos músculos através de ações pressóricas e táteis na pele!

Se interessou pelo assunto? Existem vários artigos, posso recomendar um recente: "Running status and history: Physical Therapy in Sport", Volume 39, September 2019

Boa leitura.