Esporão tem cura?

Tendinopatia insercional do tendão de aquiles e fascite plantar têm solução se bem diagnosticadas e se o tratamento for bem direcionado

Cristian Newman/Unsplash
(foto: Cristian Newman/Unsplash)

Você é daquelas pessoas que já fez de tudo para melhorar aquela dorzinha no calcanhar, mas nada de melhora até agora? Fique tranquilo, leia até o final desta coluna e talvez eu te ajude a encontrar sua luz no fim do túnel.

Para início de conversa, temos que entender que "esporão" é um nome popular dado para dores no calcanhar que podem significar comumente duas doenças distintas: a tendinopatia insercional do tendão de aquiles (leia coluna anterior sobre isso aqui) e a fascite plantar (leia coluna anterior sobre isso aqui).

A primeira é caracterizada por dor na parte de trás do calcanhar (posterior), e a segunda por dor embaixo do calcanhar (planta do pé). Ambas podem apresentar na região de dor uma ossificação, chamada de popularmente de esporão, que na tendinopatia é um entesófito (ossificação da região de inserção do tendão de aquiles do calcâneo), e na fascite se localiza na região de inserção da fáscia plantar no calcâneo.

Entendido isso, meu caro leitor, vamos ao que motivou chegar até aqui: afinal, essa dor tem jeito?

Tem sim! Na grande maioria das vezes, ambas doenças têm solução se bem diagnosticadas e se o tratamento for bem direcionado. O tratamento conservador é sempre a primeira alternativa e pode envolver alongamentos, fortalecimento muscular, liberação miofascial, gelo, órtese (aparelhos ortopédicos) e medicação. A grande questão de todo esse tratamento é que ele é muito dependente da aderência do paciente para que tenha sucesso.

O que costumo dizer para os meus pacientes é que não existe mágica nos tratamentos ortopédicos, muito menos algum medicamento que "tire a dor com a mão". O tratamento demanda paciência, dedicação, comprometimento e confiança na melhora. Não é à toa que os médicos chamam seus clientes de "pacientes" (risos).

Não estou querendo dizer com isso que não existem alternativas para acelerar a recuperação. É claro que sim. A medicina dispõe de diversas tecnologias com esse fim e, se desejadas e necessárias, podem ser utilizadas para conforto mais breve. Entre elas estão as infiltrações e a terapia por ondas de choque, com bons níveis de evidência científica.

Na falha de todas essas terapias, a cirurgia ainda representa uma última e potente alternativa para, finalmente, acabar com o problema. Portanto, nada está perdido para você que já passou por um longo processo de tratamento.

Cuidem dos seus pés. São eles que te levam cada vez mais longe!