'Não consigo usar sapatos de salto alto por causa do joanete'

As primeiras medidas são de adaptação de uso de calçados, anti-inflamatório e protetores locais de silicone ou adesivos. Em alguns passos, é necessário cirurgia

Pixabay
Saltos altos são problema para mulheres com joanete (foto: Pixabay)


Essa é uma queixa muito comum no consultório. Normalmente em mulheres da terceira década em diante que se acostumaram até aquele momento a usar sapatos de salto e estreitos com mínimo ou sem desconforto algum, mas que passam a se sentir profundamente incomodadas ao utilizarem saltos.

Isso acontece com você? Se a resposta for sim, posso te ajudar a entender a causa dessa incapacidade e maneiras de ficar livre dela.

joanete, cujo nome técnico é Hálux Valgus, é uma deformidade da articulação metatarso-falangeana do dedão (hálux). Nela, o dedão fica com uma protusão, um “caroço”, na região interna do pé, que, em última análise, faz com que o pé fique mais largo e se atrite com calçados mais estreitos.

Esse atrito causa uma inflamação em várias estruturas ao redor da articulacao, entre cápsula, bursa e tendões qu,e dia após dia, vão se acumulando como um conta-gotas pingando sobre um copo. Uma vez que esse copo se enche, a dor e o desconforto aparecem, a deformidade pode piorar e o conforto para usar saltos altos fica quase inexistente.

Mas, e agora que o copo entornou? O que fazer?

As primeiras medidas são de adaptação de uso de calçados, uso de medicação anti-inflamatória e protetores locais de silicone ou adesivos. Esqueça os espaçadores vendidos comumente na internet. Além de não ajudar, os mesmos podem até agravar os sintomas.

Essas medidas podem funcionar por algum tempo para algumas pessoas. Entretanto, para algumas, elas param de ter efeito e medidas mais intervencionistas passam a ser necessárias. O tratamento curativo para o joanete é cirúrgico e não é um bicho de sete cabeças.

A cirurgia evoluiu muito ao longo dos últimos anos e hoje é executada com técnicas menos invasivas que propiciam muito mais conforto e uma recuperação muito mais rápida.

Cuidem dos seus pés, são eles que te levam cada vez mais longe!

Dúvidas ou sugestões? Envie para tiago.baumfeld@gmail.com