Qual o melhor tênis para corrida?

Para fazer uma boa escolha, é preciso ser crítico e técnico. Alguns aspectos devem ser considerados: tipo de pisada, terreno e preferências individuais

Pixabay
(foto: Pixabay)

A coluna desta semana tem polêmica! Escolher o melhor tênis para corrida é uma dúvida tanto para o corredor iniciante quanto para o atleta profissional de corrida que quer aumentar seu desempenho.

A briga entre as marcas esportivas para rotular seus tênis como “o melhor” é voraz e no meio disso tudo estamos você e eu, que também sou apaixonado pela corrida.

Vou falar hoje, portanto, com um olhar crítico de quem indica modelos para pacientes e que escolhe para si mesmo. Nesse mar de tanta informação, para tomar boas decisões, precisamos ser críticos e técnicos. Alguns aspectos devem ser considerados: o tipo de pisada, o terreno e as preferências individuais.

Em relação ao tipo de pisada, não se deixe enganar: não é por seu pé ser plano que você deve escolher um tênis para passada pronada ou pelo seu pé ser cavo que você deve escolher um tênis para passada supinada.

Muitas vezes, tênis que visam alterar muito a forma do apoio em corredores assintomáticos podem vir a causar desconforto. Portanto, não é tão simples assim.

Uma avaliação baropodométrica estática e dinâmica pode ajudar nessa seleção, mas essencialmente em corredores com repercussões (dor, desconforto) devido a algum problema em sua pisada.

Em relação ao terreno, temos aqui um aspecto muito importante. Correr na rua é muito diferente de correr na montanha por exemplo.

O Trail Running exige muito mais estabilidade e aderência do solado, enquanto um tênis para uma ultramaratona no asfalto por exemplo, exige leveza e solado macio (veja discussão sobre placa de carbono adiante).

As preferências individuais: essas são as mais importantes. Nada supera o conforto que o indivíduo tem para correr com determinado tênis, independentemente do seu preço, marca, pisada ou ultra tecnologia agregada.

Tênis minimalistas, por exemplo, são os melhores para vários corredores, enquanto outros não abrem mão de um bom amortecimento.

Não posso deixar de comentar aqui sobre os tênis com placa de fibra de carbono. Esse tema é controverso, mas fato é que muitos estudos sérios têm mostrado que esses tipos de tênis podem economizar energia durante a corrida e aumentar o desempenho, provavelmente devido ao efeito mola promovida pelo formato da câmara anterior do calçado.

O célebre Eliud Kipchoge correu uma maratona em menos de duas horas com um desses e aí o interesse por esse tema só aumentou.

Na dúvida de o que usar para correr, prime sempre pelo conforto, como disse acima, e, na dúvida, procure ajuda especializada.

Cuidem dos seus pés! São eles que nos levam cada vez mais longe!
 
Tem alguma dúvida ou sugestão? Envie para o e-mail tiago.baumfeld@gmail.com