Você sabe o que é joanete e como tratar a deformidade?

Nem todos sabem a reposta, mas quem tem esse problema conhece muito bem as dores e os desconfortos que ele pode causar

Doctor Shoes
(foto: Doctor Shoes)

O Hálux Valgus, ou como popularmente conhecido Joanete, é uma deformidade do dedão do pé que afeta principalmente mulheres. Normalmente começa a se apresentar na adolescência e avança progressivamente ao longo da vida, podendo alcançar grandes desvios após os 60 anos.

Com o passar dos anos e com o aumento do desvio, uma deformidade antes adormecida pode passar a apresentar sintomas como dor, dificuldade para usar calçados e calosidades intratáveis.

Nas mulheres, fatores hormonais e uso de calçados de bico fino são os principais fatores agravantes.

No homem, onde a deformidade é menos comum (18x), os sintomas aparecem devido a áreas de maior pressão e sobrecarga dos dedos dentro dos calçados.

Existe tratamento não cirúrgico para o joanete? Infelizmente não.

 

O que se realiza de tratamento não cirúrgico tem o objetivo somente de aliviar os sintomas, tratando a consequência, mas não a causa da dor. O uso de silicones, adesivos, separadores de dedo e calçados adaptados não corrigem a deformidade óssea.

Mas é obrigatório o tratamento cirúrgico? Com certeza também não!

 

O tratamento é indicado para aqueles pacientes nos quais as limitações são importantes ao ponto de buscar uma alternativa para corrigir o problema.

Pensando em tratamento cirúrgico, diversos mitos existem e precisam ser esclarecidos. São frequentes em consultas médicas as seguintes questões:

 

- dói muito depois da cirurgia?

- Preciso ficar muito tempo sem pisar se eu operar?

- Operando um joanete, ele volta depois?

 

Hoje temos capacidade de responder esses questionamentos com confiança. Podemos pisar no dia seguinte do procedimento cirúrgico, as modernas técnicas de anestesia aliviam de forma efetiva a dor após o procedimento e um joanete bem corrigido, não trará mais problema para o paciente.

Por fim, a escolha do melhor tratamento é uma decisão pessoal e a melhor época para realizar a cirurgia depende das limitações que temos no nosso dia a dia.

 

Seus pés podem te levar mais longe do que você imagina! Cuide bem deles!

 

Se você tem dúvidas sobre joanete ou sugestão de temas, mande para danielbaumfeld@gmail.com