Dores no Tornozelo: o que eu tenho, Doutor?

Articulação entre pé e perna tem grande capacidade de sustentar peso corporal e, por isso, pode sofrer traumas, sobrecargas e vários tipos de doença

Pixabay
(foto: Pixabay)

O tornozelo é a articulação que pode sustentar mais de seis vezes nosso peso corporal em algumas atividades que realizamos. Incrível não é?

Ele desempenha importante função nas atividades mais simples do nosso dia-a-dia, como subir escadas, levantar-se da cama, agachar, caminhar e correr.

Dores nesse local podem estar relacionadas a traumas, sobrecargas, atritos com os calçados, excesso de atividades físicas, ou doenças específicas dos tendões, da cartilagem, dos ligamentos e do próprio osso.


As entorses do tornozelo (torções) são umas das causas mais comuns de atendimento ortopédico no Pronto Socorro e o tratamento inadequado pode levar a dores crônicas e instabilidade (pela lesão dos ligamentos).

 

Devemos ter atenção aos sinais de alerta que devem motivar a procura de um profissional especializado: inchaço, manchas escuras (hematoma), limitação do movimento, incapacidade de pisar e deformidades.


De todos os tendões que cruzam o tornozelo, o tendão calcâneo (tendão de Aquiles) é o foco mais comum de dor. Normalmente, as dores estão relacionadas a inflamação e degeneração crônica do tendão, caracterizando a conhecida “tendinite”.

 

Em casos agudos, a ruptura desse tendão pode ocorrer, comumente acompanhada de uma sensação de “levar um pedrada“ na região posterior (atrás) da perna.


A cartilagem, por sua vez, é um dos tecidos mais frágeis desta região, pois tem um baixo potencial de cicatrização e regeneração. Essas lesões podem ocorrer por traumas, entorses, fraturas no passado e podem ser limitantes, levando a dores profundas no tornozelo.  

 
A artrose do tornozelo, outra causa comum de dor, pode ser consequência de lesões da cartilagem, de ligamentos ou fraturas. Essa doença se caracteriza por dor local limitante, limitação de movimento, dificuldade para andar e pode ser até mesmo a causa de uma alteração na marcha (mancar).
 
Obviamente, os avanços da medicina hoje propiciam para a maioria dos pacientes tratamentos efetivos capazes de restaurar a função da articulação e curar a dor.

 

Se você tem dúvidas e sugestões, mande pra mim: danielbaumfeld@gmail.com