Saiba o que fazer quando sua coluna trava

Dor lombar de início súbito causa desconforto e até mesmo imobilização por algum tempo.

Estado de Minas 12/06/2019 13:06
Pixabay/Reprodução
(foto: Pixabay/Reprodução)
Segundo estudos, oito em cada 10 pessoas tem ou irão ter dores nas costas. O perigo, segundo o ortopedista Luiz Claudio Lacerda, especialista em cirurgia de coluna, é quando as dores incapacitam a pessoa, com quadros recorrentes e intensos, que podem levar ao chamado “travamento de coluna”. Isso ocorre quando a dor lombar de início súbito, podendo ou não estar associada a dores nas pernas, causa desconforto e até mesmo imobilização por algum tempo.
 
“A coluna travada nada mais é do que um mecanismo de defesa do corpo para estabilizar a região que está machucada, impedindo que a lesão se agrave. É como um sinal de alerta de que algo está errado e não pode ser ignorado”, explica o ortopedista. De acordo com Lacerda, a principal causa para o problema é mecânico postural ou um quadro degenerativo. E mesmo alguém que tenha coluna alinhada pode sofrer um travamento repentino e intenso, caso permaneça muito tempo na mesma posição ou pegue peso de forma errada, por exemplo.
 
Segundo o especialista, a limitação de movimentação e a dor intensa na coluna podem durar de três a cinco dias e para aliviar os sintomas recomenda-se repouso relativo, pois ficar deitado também e ruim para coluna, compressas mornas no local e uso de analgésicos e anti-inflamatórios prescritos por um médico. Em casos onde há uma lesão mais séria ou um histórico médico de problemas estruturais na coluna, pode ser recomendada uma investigação mais detalhada do quadro atual.
 
“Se você expõe a região da coluna a um estresse muito grande, cedo ou tarde ela dará indícios de que não está suportando a sobrecarga.” Por isso, para Luiz Claudio, ainda mais importante que as dicas para cuidar da coluna após uma crise de dores lombares e travamento é saber como evitar que eles aconteçam novamente.
 
“O melhor remédio é sempre ficar atento à postura, seja durante o trabalho, ao deitar na cama, sentar no sofá ou praticar atividades físicas. Além disso, praticar esportes diariamente com a orientação de um profissional, caminhar sempre que possível e aderir a práticas como o pilates, podem ser medidas muito úteis para manter sua coluna sempre saudável e livre de dores e espasmos”, reforça o ortopedista.
 
Ao sentir a coluna travar, é importante repousar por alguns minutos e em seguida buscar ajuda médica de um ortopedista especialista em coluna para receber um diagnóstico mais preciso e saber qual o tratamento mais indicado para o seu caso.