Respirar pela boca ou pelo nariz durante a atividade física? Faz diferença?

É quase impossível respirar somente pelo nariz quando realizamos atividades que necessitem que grande demanda física e cardiovascular

Pixabay
"Deixe seu corpo regular sua necessidade de respiração" (foto: Pixabay)


Nossa respiração é regulada por um mecanismo complexo e automático. Várias pessoas acreditam que seria necessária uma orientação para respirar melhor ou de forma mais eficiente durante a atividade física. Será que muda?

Durante a nossa respiração acontece uma maior resistência à passagem do ar quando ela é realizada apenas pelo nariz, o que dificulta a respiração quando a intensidade do exercício é maior. A primeira conclusão que tiramos é bem objetiva: é quase impossível respirar somente pelo nariz quando realizamos atividades que necessitem que grande demanda física e cardiovascular. 

Mas, em outra visão, uma mais funcional e qualitativa, a respiração só pelo nariz proporciona uma melhor filtração e maior aquecimento do ar inspirado que a respiração bucal. Ou seja, a qualidade da entrada de ar é melhor.

Constatamos então que, quando estamos realizando um exercício de baixa intensidade, como leves caminhadas, vamos, podemos e devemos respirar só pelo nariz. 

Um estudo científico comprovou que, enquanto respiramos só pelo nariz, gastamos menos energia com a respiração, o que caracteriza uma respiração mais eficiente. Porém, quando o exercício ultrapassa uma certa intensidade, que varia de indivíduo para indivíduo, a resposta vai ser sempre natural e fisiológica para realizar uma respiração bucal, independentemente de controle voluntário. 

Se tentarmos mudar nossa forma padrão de respirar, com certeza haverá um prejuízo na produção de energia e um desempenho pior.

A dica é sempre deixar nosso próprio corpo regular a necessidade de respiração, seja ela bucal ou nasal. Menos uma coisa para pensar e planejar quando realizamos atividades físicas.