Nossos músculos também vão para a escola!

Estudos apontam que os músculos têm a capacidade de reservar informações adquiridas, recuperando força, tônus e movimento com mais facilidade mesmo após pausas

Reprodução/Pixabay
Músculos funcionam, guardados as devidas proporções comparativas, como nosso cérebro! Eles aprendem, melhoram, crescem e reservam as informações adquiridas (foto: Reprodução/Pixabay)
Quem nunca ficou intrigado após passar inúmeros meses fazendo atividade física para alcançar uma boa forma físicas  e após somente um mês de férias ver parte do resultado sendo perdido! Demoramos tanto para alcançar os objetivos mas precisamos de pouco tempo para perdê-los.

Alguns até chamam de ingratidão muscular, rsrs!

Mas o que poucos sabem, é que nossos músculos funcionam, guardados as devidas proporções comparativas, como nosso cérebro! Eles aprendem, melhoram, crescem e reservam as informações adquiridas! Memória!

Isso quer dizer que da mesma forma que nós podemos perder músculo após um pequeno período de inatividade, nos podemos ganhar rapidamente após o retorno às atividades físicas, readquirindo a força, o Tônus e o movimento muscular.

Existem alguns estudos que tentaram comprovar a existência real da memória muscular,  alguns deles citaram os núcleos celulares musculares como armazenadores das informações sobre os nossos movimentos físicos; outros julgaram que os miocitos  e o aprendizado da fibra nervosa muscular como um grande direcionador do retorno rápido ao equilíbrio muscular,  mas estudos recentes determinaram que grande responsável é o nosso DNA!

Isso acontece de uma forma dinâmica e simples! Durante os nossos períodos de exercício físico temos perdas e ganhos celulares, isso acontece nos intervalos entre atividade e repouso. As nossas novas células que se desenvolvem são abastecidas com as informações em seu DNA que memorizam todos aqueles ganhos que foram adquiridos nos períodos de atividade física intensa. Por este motivo é que nossas atividades devem variar em  intervalos de descanso e atividades intensas, fazendo com que nossos músculos aprendam uma diversidade de movimentos e estímulos que serão contribuintes para uma memória, Da mesma forma como acontece com nosso cérebro.

Portanto, não fique chateado se após um período de férias toda aquela capacidade física for perdida em um tempo curto, tenha certeza de que você recuperará em tempo mais rápido do que você perdeu!

Daniel Baumfeld, MD, PHD
Foot and Ankle Surgeon
Adjunct Professor Federal University of Minas Gerais