Uso da tecnologia e as dores do mundo moderno

Hábitos excessivos com celular, ipads, entre outros aparelhos e tecnologias, podem causar inúmeras dores e levar a doenças em pessoas cada vez mais jovens

Reprodução/Pixabay
Uso abusivo de celulares e posturas incorretas podem acarretar dores e doenças cada vez mais cedo (foto: Reprodução/Pixabay)
O desenvolvimento tecnológico nos tornou muito mais conectados e possibilitou acesso rápido a informação através dos smartphone, iPads e conectividade internet. Mas não só de benefício a tecnologia vive! Incrivelmente o corpo humano viveu e ainda vive uma adaptação mecânica e corporal para adequar o nosso dia dia e adaptar as funções do nosso corpo ao uso constante e às vezes abusivo desses aparelhos.

Alguns estudos demonstram que houve um aumento de dores cervicais e doenças do membro superior relacionadas a utilização constante de celulares e leituras com a cabeça tendente olhando a tela do celular. As pessoas que costumam ficar a noite em casa ou assentadas digitando no celular podem desenvolver doenças de compressão dos nervos do membro superior que chegam até mesmo a levar a dormência na região dos dedos e perda de força súbita na mão.

Isto acontece pela posição do cotovelo fletida, que leva a uma maior carga no nervo ulnar, e o punho segurando o celular, que pode levar as síndromes do túnel do carpo, o que antigamente eram doenças que não aconteciam em pessoas tão novas quanto vem acontecendo nos dias atuais.

Alguns países estão estimulando a população mais jovem e no trabalho a não ficar tempos excessivos com os aparelhos. São considerados além do limite, mais de 3h durante o dia segurando o telefone e digitando. Também é aconselhado evitar muito tempo durante a noite antes de dormir para que haja um controle dessa síndrome compressiva do membro superior causadas pelo advento da tecnologia que hoje está tão presente na nossa vida.

Para aqueles que precisam utilizar o telefone ou iPad para trabalho, recomenda-se até mesmo usar um tipo de suporte para que o cotovelo não fique em uma posição ainda divertida por muito tempo e esse suporte evite essa sobrecarga maior no cotovelo e na mão.

Em relação à coluna, não é incomum vermos que as pessoas estão se tornando mais "corcundas". Há um estímulo constante para ficar mais fletidos com a coluna olhando a tela do celular, o que leva a uma sobrecarga da musculatura da região das costas e da região cervical, fazendo com que a postura anormal possa levar a dor cervical.

A OMS recomenda que o uso desses aparelhos seja o mínimo possível durante o dia e que as pessoas sejam estimuladas a não manter essas posições de sobrecarga dos membros superiores da coluna para evitar lesão por esforço repetitivo derivados do uso das tecnologias atuais. Use com moderação! 

Daniel Baumfeld, MD, PHD
Foot and Ankle Surgeon
Adjunct Professor Federal University of Minas Gerais