Rejuvenescendo: Já pensou em fazer um facelift?

Confira as particularidades desse procedimento cirúrgico cujo objetivo é controlar a flacidez da pele

Brunno Ristow
(foto: Brunno Ristow)

Envelhecer faz parte do processo natural da vida. Todas as nossas emoções, expressões e propensões genéticas muitas vezes ficam marcadas em nossa face e algumas delas acabam gerando certo incômodo com o passar dos anos. Então, nesses casos, os médicos cirurgiões plásticos acabam sugerindo aos pacientes o facelift, como solução para o rejuvenescimento.

Essa cirurgia consiste em um conjunto de técnicas focadas no rosto e pescoço para controlar a flacidez: lipoaspiração e enxertos de gordura, tração muscular do contorno inferior da face e pescoço e retirada com reposicionamento da pele. 

O facelift é feito por meio de cortes que permitem que o cirurgião plástico tracione a pele, remodelando e reposicionando os tecidos subjacentes, abaixo dela. São posicionados para adicionar volume em áreas depressivas, reposicionando a musculatura do rosto.

Entretanto, a incisão pode ser feita em partes diversas da face: na frente e atrás da orelha; no couro cabeludo, na região temporal e/ou frontal. No geral, uma segunda incisão, abaixo do queixo, poderá ser necessária para aperfeiçoar o aspecto de envelhecimento anterior do pescoço.

Normalmente, as suturas ou adesivos de pele são utilizados para fechar os cortes. As linhas de incisão do lifting ficam bem escondidas no couro cabeludo e nos contornos naturais do rosto e da orelha.

O procedimento é feito com anestesia geral, mas alguns casos poderá ser feito com anestesia local e sedação. Cabe ao médico anestesista em comum acordo combo cirurgião plástico e o paciente fazerem esta avaliação.

O paciente fica internado por um dia.

Apos a cirurgia, são colocadas bandagens para minimizar o edema (inchaço) e as equimoses (roxos), que são comuns neste tipo de procedimento. Esse curativo é usado entre um e dois dias aproximadamente, de acordo com a indicação do cirurgião.

Geralmente, o local fica inchado e é indicado colocar compressas de água fria ou bolsa de gelo. Também são prescritos analgésicos. 
A drenagem linfática no pós-operatório irá ajudar na recuperação mais rápida, mas o paciente deverá aguardar 2 a 4 semanas para voltar às atividades normais e ter muita paciência nos primeiros dias devido ao aspecto estranho da face devido aos inchaços e trações dos tecidos realizados. 

É importante reforçar que o intuito desse procedimento não é fazer um paciente de 50 ou 70 anos parecer ter 20 ou 40. Como falei, o processo de envelhecimento é inevitável, necessário e bonito. Nesse caso, atuamos para que a pessoa se sinta mais bonita e confiante, se sinta bem dentro da fase da vida em que está.
 
Tem dúvidas ou sugestões? Mande email para alexandremeira@gmail.com