Ginecomastia: excesso de mama em homens pode incomodar bastante

Problema costuma aparecer em meninos no início da adolescência, como consequência das alterações hormonais da puberdade e afeta autoestima

Wikimedia Commons/Dr. Mordcai Blau
(foto: Wikimedia Commons/Dr. Mordcai Blau)

Ginecomastia é o crescimento de mamas de tamanho fora do normal em homens. Ao contrário do que muitos podem pensar, esse a ginecomastia “verdadeira” deve-se ao excesso de tecido mamário e não ao excesso de gordura do indivíduo. Este excesso de tecido gorduroso, liposidade, pode ou não estar associado ao aumento da gandula mamária, quando presente. 

Costuma aparecer em meninos de 13 ou 14 anos, no início da adolescência, como consequência das alterações hormonais da puberdade. Nesses casos, as mamas crescem por períodos de seis meses ou menos, para depois retornar ao tamanho normal. Em cerca de 5% das vezes, entretanto, a hipertrofia persiste até a vida adulta. E é aí que entra a importância do trabalho realizado pela Cirurgia Plástica. 

É importante ressaltar que a ginecomastia pode causar sérios problemas de autoestima, já que muitos homens se sentem constrangidos por terem seios desenvolvidos e ficarem com formas mais femininas. 

No caso desse aumento do tecido glandular, é necessário fazer a remoção do excesso da glândula mamária. A incisão dependerá da quantidade de tecido a ser removido, mamas maiores precisarão também de uma remoção de pele, o que pode deixar cicatrizes maiores. Em geral, é feito um corte em formato de meia lua ao redor da borda inferior da areola. 

O procedimento é feito com anestesia local e sedação, com alta no mesmo dia e retorno ao trabalho em cerca de três dias. Sem esforços físicos. 

Após a cirurgia de ginecomastia são necessárias, em média, duas semanas para voltar a movimentação normal. O paciente também deverá usar um colete elástico no período pós-operatório, por cerca de 30 a 45 dias, com o objetivo de melhorar a aderência da pele ao tórax e conter o inchaço. O colete deve ser retirado apenas para o banho, que deve ser feito um dia após a cirurgia.

Os exercícios físicos devem ser retomados em 30 dias, após a retirada do colete cirúrgico. O tabagismo deve ser evitado por, pelo menos, 15 dias após a cirurgia. O cigarro prejudica a cicatrização dos tecidos operados.

O cirurgião plástico também deve prescrever medicação analgésica e anti-inflamatória, principalmente se for realizada a lipoaspiração, quando há também, associado, excesso de tecido gorduroso. 

É fundamental lembrar que câncer de mama também ocorre em homens. Tumores malignos formam nódulos duros, indolores, localizados em um dos quadrantes da mama. Eles podem invadir a pele, fixar-se aos tecidos mais profundos e provocar sangramentos e retrações de mamilo. O câncer de mama quase sempre se instala numa única mama, ao contrário da ginecomastia que é bilateral em, pelo menos, metade dos casos.
 
Tem dúvidas ou sugestões? Mande email para alexandremeira@gmail.com