Blefaroplastia: a cirurgia para corrigir pálpebras e tratar bolsas de gordura

Excesso de gordura ou pele nas pálpebras costuma ser de grande incômodo e pode, inclusive, atrapalhar a visão

Divulgação
(foto: Divulgação)
O excesso de gordura ou pele nas pálpebras costuma ser de grande incômodo e pode, inclusive, atrapalhar a visão, reduzindo o campo visual. Além disso, há também a questão estética, motivo de constante reclamação de pacientes que estão nessa situação.

Para solucionar esse problema, é indicada a Blefaroplastia, que é uma cirurgia que visa reparar estética e funcionalmente as pálpebras superiores e inferiores. O objetivo do procedimento cirúrgico é remover os excessos de pele e, quando necessário, tratar as bolsas de gordura ao redor dos olhos, contribuindo para uma aparência rejuvenescida e mais descansada da face.

Antes de mais nada, o paciente precisará passar por uma avaliação de seu médico cirurgião plástico para analisar e debater suas particularidades. Nunca é demais lembrar que cada indivíduo é único, com características distintas, portanto não é impossível  o especialista garantir resultados iguais para pessoas diferentes. Cada caso é tratado de forma individualizada, por meio de muito diálogo entre médico e paciente, quando também deverão ser esclarecidos os riscos da cirurgia e, embora raros, os maus resultados, que inclusive poderão exigir correções e outras cirurgias posteriores. 

A Blefaroplastia é feita em ambiente hospitalar ou clínica especializada com bloco cirúrgico adequado, com anestesia local e sedação, assistida por um anestesiologista, sendo a alta prevista para o mesmo dia. Primeiramente, são feitas marcações detalhadas nas pálpebras, a fim de mensurar o quanto de pele e gordura precisarão ser removidas. Nas pálpebras superiores, as incisões e suturas são feitas de forma extremamente delicada, deixando as cicatrizes escondidas com o paciente de olhos abertos.

Já nas pálpebras inferiores, a incisão é feita próximo à implantação dos cílios, o que também torna o corte praticamente imperceptível. O tempo de duração do procedimento cirúrgico varia de acordo com cada paciente, sendo que, geralmente, a duração média é de uma hora e meia a duas horas.

Esse procedimento costuma ter um pós-operatório bastante tranquilo. Em caso de dor ou sensibilidade, havendo melhora com uso de analgésicos ou antiinflamatórios prescritos. É comum que surjam alguns roxos e edemas ao redor dos olhos, que desaparecem gradualmente nos primeiros dias de recuperação. Em alguns casos, em poucas semanas.

Já na primeira semana, com 3 a 5 dias, é realizado um retorno ao cirurgião para avaliação do paciente e para a retirada dos pontos. A maioria das pessoas retorna às atividades normais entre sete e 10 dias após a cirurgia. 

Os cuidados no pós-operatório incluem dormir com cabeceira mais elevada, compressa de água fria nos olhos, abster-se totalmente da exposição solar (uso de óculos escuros e protetor solar) e em alguns casos drenagem linfática, para ajudar na recuperação mais rápida. 
O resultado final será observado em torno de 6 meses, com a absorção do inchaço e maturação das cicatrizes.

Atualmente temos associado a esta cirurgia os enxertos de gordura na face , o que traz maior benefício na acomodação da pele ao redor dos olhos e maior rejuvenescimento facial em função das características da gordura tanto em preencher suavemente quanto em estimular o colágeno e restauração da pele.

Tem dúvidas ou sugestões? Mande email para alexandremeira@gmail.com