Bolsonaro usa Jessi para falar de Fies e ex-BBB retruca citando Lula

Presidente da República destacou facilidades da regra que permitiu descontos para pagamentos das dívidas do financiamento estudantil

Reprodução/Instagram/Montagem
Bolsonaro usa Jessi para falar de programa social e ex-BBB retruca (foto: Reprodução/Instagram/Montagem)

presidente da República Jair Bolsonaro (PL) utilizou uma publicação da ex-participante do BBB 22reality show da TV Globo, Jessilane Alves para promover a MP do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), publicada em seu governo, que criou regras de desconto para a quitação das dívidas de financiamento estudantil.

"Assim como a Jessi, os mais de 1 milhão de estudantes inadimplentes com contrato firmado até 2017 no Fies também têm hoje a oportunidade de quitar suas dívidas com até 92% de desconto graças à MP1090 que lançamos no final de 2021", escreveu o político citando a ex-BBB no Twitter na tarde do último sábado (07/05), ele ainda ressaltou que o valor perdoado pode chegar a R$ 38 bilhões.

 

Jessi, por sua vez, rebateu o chefe de Estado ao se dizer grata ao programa social, que ela afirmou ter sido criado no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o adversário de Bolsonaro nas próximas eleições.

 

Na sequência, ela ressaltou ainda que fica muito feliz de que existam projetos assim. "Tenho profunda gratidão por esse programa que até hoje garante que todos possam ter acesso ao ensino superior", afirmou a professora de Biologia.

 

Confira, abaixo, os posts:

Fies (Fundo de Financiamento Estudantil)

O programa social Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) foi criado na verdade no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), em 1999.  Neste ano, o Ministério da Educação (MEC) implementou o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), com a iniciativa de substituir o Crédito Educativo.

 

Em 2010, as regras do Fies mudaram: as taxas de juros de financiamento caíram de 6,5% para 3,4% e o prazo de carência para o início do pagamento após a conclusão do curso passou para 18 meses. Já o prazo para quitação das mensalidades se estendeu para até três vezes o tempo de duração da graduação, houve uma explosão de oferta de financiamento.

 

No início de 2015 foram implementadas mudanças nos critérios de concessão do financiamento, limitando o índice de reajuste anual do valor das mensalidades e exigindo que o aluno tirasse um mínimo de 450 pontos nas cinco áreas do conhecimento e que não zerasse a redação no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

 

Em 2018, o Mec divulgou as novidades para o Fies e o programa passou a ser chamado de Novo Fies. Nos governos petistas, foi criado o Programa Universidade para Todos (ProUni), outro programa, diferente do Fies.